- O curso é lato sensu ou stricto sensu?
- O curso é stricto sensu.
- Quando ocorrem os processos seletivos?
- O PROFLETRAS realiza seleções anuais, regulamentadas em edital que descreve orientações e informações necessárias para a realização do Exame Nacional de Acesso ao programa. É possível acompanhar a divulgação pelo site https://comperve.ufrn.br/.
- Como me inscrevo no Exame Nacional de Acesso do PROFLETRAS?
-
A inscrição no Exame será efetuada exclusivamente via internet, na página https://comperve.ufrn.br/. O período de inscrição será determinado no Edital. Para se inscrever o candidato precisa preencher um formulário eletrônico de inscrição. Nele o candidato informará dados pessoais de identificação e de contato, dados da sua formação acadêmica (graduação), dados da sua atuação profissional e selecionará a instituição e o campus onde pretende realizar o Exame Nacional de Acesso e cursar o PROFLETRAS. Além disso, terá de pagar uma taxa de inscrição.
- Somente portadores de diploma de graduação em Letras podem fazer o PROFLETRAS?
- Todas as normas para a participação no Programa são definidas por meio de Editais, incluindo os requisitos para inscrição.
- Preciso de um orientador antes do ingresso?
- Não. O projeto a ser desenvolvido deverá ser de autoria do candidato. O orientador será definido pela coordenação após a seleção dos candidatos.
- Qual o valor da taxa de matrícula?
- Não há taxa de matrícula.
- Quanto devo investir financeiramente para pagar o curso de Mestrado?
- Os cursos de Pós-Graduação oferecidos pelo DLCV são gratuitos.
- O programa oferece bolsas de estudos?
-
A concessão da bolsa de estudo é de exclusiva competência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), como agência financiadora, em consonância com suas regras e normativas vigentes, com o estabelecido no Edital do Exame Nacional e demais normas do Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS).
- Em qual cidade as aulas são oferecidas?
- As aulas dos matriculados no PROFLETRAS-USP são oferecidas em São Paulo - SP. A disponibilidade de vagas deverá ser verificada no edital de abertura das inscrições.
- Posso fazer as aulas remotamente?
- Não. Todas as aulas são ministradas presencialmente.
- As aulas são oferecidas em quais dias da semana e em quais horários?
- As aulas são oferecidas semanalmente, às sextas-feiras ,na Cidade Universitária. A cada semestre os alunos cursam três disciplinas. Os horários são definidos semestralmente com os professores ministrantes.
- Quantos créditos tenho que cumprir no programa?
- Os alunos de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional deverão integralizar, 96 (noventa e seis) unidades de crédito, distribuídas da seguinte forma: 24 (vinte e quatro) créditos mínimos exigidos em disciplinas, incluindo todas as disciplinas obrigatórias e optativas; 72 (setenta e dois) créditos referentes à dissertação.
- Qual a duração do curso?
- O prazo para depósito da dissertação é de 24 (vinte quatro) meses.
- O programa exige proficiência em língua estrangeira? Quais?
- Sim. O aluno do curso de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional deve demonstrar proficiência em, pelo menos, uma língua estrangeira, sendo ela inglês, francês ou espanhol.
- Qual a diferença entre mestrado acadêmico e mestrado profissional?
- “Mestrado Profissional” é a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltados ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e, como todo programa de pós-graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso (Parecer CNE/CES 0079/2002). Já o “Mestrado Acadêmico” é voltado para o ensino e pesquisa, aprofundando os conhecimentos adquiridos na graduação. O objetivo é ampliar e pesquisar sobre determinado assunto acadêmico.
- Posso cursar disciplinas do programa sem ser aluno?
- Não. O PROFLETRAS-USP não recebe alunos especiais.