Atualizado em 07/10/2024
Dissertação | Autor (a) | Orientador (a) | Dados | Publicação | |
Leituras africanas e afro-brasileiras no Ensino Fundamental II | André de Godoy Bueno | Vima Lia de Rossi Martin | TESES USP | 2015 | |
Literatura Afrobrasileira e identidade: proposta de Sequência Didática para o Ensino Fundamental II | Anilda de Fátima Piva dos Santos | Emerson da Cruz Inácio | TESES USP | 2015 | |
Da prescrição do apostilado do Estado de São Paulo à produção de notícia múltiplos caminhos | Débora Mariana Ribeiro | Maria Inês Batistta Campos | TESES USP | 2015 | |
Estudo do diminutivo em -inho/zinho no livro didático do projeto teláris de língua portuguesa do Ensino Fundamental II | Elizabeth da Silva Macena | Valéria Gil Condé | TESES USP | 2015 | |
Objetos de aprendizagem no ensino de língua materna: novos gestos de leitura | Esther Ribeiro Lino Favero de Souza | Maria Helena da Nóbrega | TESES USP | 2015 | |
Léxico e denúncia social: uma abordagem do conto Negrinha em aulas de língua portuguesa | Isabel Endres Gomes | Elis de Almeida Cardoso Caretta | TESES USP | 2015 | |
Argumentação e cidadania no artigo de opinião em sala de aula | Maria de Fatima Rodrigues da Silva Paulino | Sheila Vieira de Camargo Grillo | TESES USP | 2015 | |
Crônicas na sala de aula: práticas de leitura e (re) conhecimento de mundo | Roseli Luz Correia | José Nicolau Gregorin Filho | TESES USP | 2015 | |
Leituras de África e a formação do leitor literário | Silvana Aparecida da Silva | José Nicolau Gregorin Filho | TESES USP | 2015 | |
O ensino do artigo de opinião: das teorias às atividades didáticas dos apostilados da rede pública paulista | Sílvia Mamede de Carvalho | Zilda Gaspar Oliveira de Aquino | TESES USP | 2015 | |
Estratégias de leitura no enino de língua portuguesa: a observação das escolas lexicais e seu efeito de sentido nos contos de Lygia Fagundes Telles | Ticiana Losano | Elis de Almeida Cardoso Caretta | TESES USP | 2015 | |
A formação do leitor literário do ensino fundamental II: reflexão sobre uma proposta | Vania Neves Valva | José Nicolau Gregorin Filho | TESES USP | 2015 |
Atualizado em 07/10/2024
Dissertação | Autor (a) | Orientador (a) | Dados | Publicação | |
Vlogs - Um estudo das sequências narrativas e argumentativas das produções discentes no Ensino Fundamental | André Rodrigo Ataliba | Zilda Gaspar Oliveira de Aquino | TESES USP | 2017 | |
Poesia de resistência na escola pública: compromisso ético e formação de identidade | Daniel Carvalho de Almeida | Maria Inês Batistta Campos | TESES USP | 2017 | |
Literatura em quadrinhos: percursos e possibilidades na formação do leitor literário | Elaine Mendes da Mota | Maria Zilda da Cunha | TESES USP | 2016 | |
Um diálogo entre o ensino de Língua Portuguesa e as Ciências Naturais: a aquisição de termos no Ensino Fundamental | Elisa Lourenço Pupim | Mariângela de Araújo | TESES USP | 2016 | |
A nomenclatura gramatical brasileira na sala de aula | Fernando de Souza Perreira da Silva | Mariângela de Araújo | TESES USP | 2017 | |
Vozes ignoradas: Cuti e Sérgio Vaz no Ensino Fundamental | Fernando Januario Pimenta | Emerson da Cruz Inácio | TESES USP | 2017 | |
Escrita da memória: autoria e identidade cultural | Francesco Antonio Capo | Norma Seltzer Goldstein | TESES USP | 2016 | |
O gênero crônico no Ensino Fundamental II e o sujeito-autor: relação dialógica e interativa | Gabriela de Camargo Moreira Rochel | Norma Seltzer Goldstein | TESES USP | 2017 | |
Produção textual para o Enem em sala de aula: uma proposta a partir do Ensino Fundamental | Helen Regina Alario Costa | Valéria Gil Condé | TESES USP | 2017 | |
A expressividade de prefixos e sufixos: uma proposta didática | Jussara Brito de Souza | Elis de Almeida Cardoso Caretta | TESES USP | 2017 | |
A escrita ortográfica no sexto ano do Ensino Fundamental | Maria Ângela Padovani | Rosane de Sá Amado | TESES USP | 2017 | |
Práticas de leitura literária, no ambiente escolar, em face da cultura da convergência | Uilma Matos dos Santos Melo | Emerson da Cruz Inácio | TESES USP | 2017 |
Atualizado em 07/10/2024
Dissertação | Autor (a) | Orientador (a) | Dados | Publicação | |
O funcionamento dialógico em artigos de opinião dos anos finais do Ensino Fundamental | Ana Carolina Cuofano Gomes da Silva | Maria Inês Batista Campos | TESES USP | 2017 | |
Uma experiência de leitura literária no Ensino Fundamental II: A hora da escola, de Clarice Lispector | Ana Carolina de Oliveira Morais | Neide Luzia de Rezende | TESES USP | 2018 | |
Além dos muros da escola - uma experiência de debate pelo WhatsApp no Ensino Fundamental II | Anderson Oliveira Martins | Zilda Gaspar Oliveira de Aquino | TESES USP | 2018 | |
Ambiguidade lexical e humor: Proposta de atividade para o sétimo ano do Ensino Fundamental II | Daniela Berciano Sinhorini | Elis de Almeida Cardoso Caretta | TESES USP | 2017 | |
Redes sociais no contexto escolar: a argumentação no Facebook | Elisangela Pereira da Silva | Zilda Gaspar Oliveira de Aquino | TESES USP | 2018 | |
Língua e cultura em sala de aula: o ensino das expressões idiomáticas para estudantes de português como língua materna | Lígia Fabiana de Souza Silva | Mariângela de Araújo | TESES USP | 2018 | |
O poema no ensino fundamental II: jogos lúdicos, leitura e produção textual | Liliane Battistin | Norma Seltzer Goldstein | TESES USP | 2018 | |
Placas e cartazes: o uso de gêneros discursivos nas aulas de português do Ensino Fundamental | Mariana Jablonski de Freitas Eleno | Maria Helena da Nóbrega | TESES USP | 2018 | |
Leitura e leitores: um perfil de alunos do ensino fundamental II em uma escola pública de Campinas-SP | Mônica do Socorro de Jesus Chucre | Vima Lia de Rossi Martin | TESES USP | 2018 | |
Escolhas lexicais e caracterização de personagens: uma proposta de atividade didática com base na leitura e no Role Playing Game | Patricia Torres | Elis de Almeida Cardoso Caretta | TESES USP | 2018 |
Atualizado em 07/10/2024
Dissertação | Autor (a) | Orientador (a) | Dados | Publicação | |
O narrador e as memórias de crescimento: quando os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental II se tornam protagonistas de suas histórias | Adriana Aparecida Moreira Carvalho Galvão | Emerson da Cruz Inácio | TESES USP | 2020 | |
O máximo com o mínimo: leitura e escrita de microcontos como estratégia didáticos | Alessandra de Oliveira Barbosa | Vima Lia de Rossi Martin | TESES USP | 2019 | |
Campos semânticos no conto "Uma vela para Dario", de Dalton Trevisan: proposta de ensino do léxico para alunos do 9° ano do Ensino Fundamental II | Dafne Rodrigues Alvares de Castro | Beatriz Daruj Gil | TESES USP | 2019 | |
Os documentários nas aulas de Língua Portuguesa: uma proposta de trabalho para a produção e análise de textos multimodais | Gisane Márcia Carvalho Dinnouti | Zilda Gaspar Oliveira de Aquino | TESES USP | 2020 | |
A escrita de narrativas do jogo Escape Room como estratégia didática para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental - Anos Finais | Gisele Soares da Silva | Neide Luzia de Rezende | TESES USP | 2020 | |
Drummond e as flores da resistência: campos léxico- semânticos na criação poética em sala de aula | Katia Melo | Elis de Almeida Cardoso Caretta | TESES USP | 2019 | |
Narrativas e (re)significações: uma via de humanização escolar | Luciana de Paula | Maria Zilda da Cunha | TESES USP | 2020 | |
Leitura e escrita de poemas no Ensino Funndamental - anos finais | Luciana Taraborelli | Norma Seltzer Goldstein | TESES USP | 2020 | |
Tecnologia digital como recurso de aprendizagem de língua portuguesa no ensino fundamental: o programa "Aventuras Currículo+" | Marcelo Aglio | Maria Helena da Nóbrega | TESES USP | 2019 | |
O conto maravilhoso de Colasanti: atividades de leitura e escrita em uma abordagem dialógica | Maria Cristiane Archangelo | Norma Seltzer Goldstein | TESES USP | 2020 | |
O lugar onde vivo: uma experiência de leitura, escrita e (re) construção de identidade | Samara Gabriela Leal França | Valéria Gil Condé | TESES USP | 2020 | |
Ensino-aprendizagem de PLE a alunos bolivianos nas escolas estaduais: uma proposta de ensino colaborativo com alunos dos Centros de Línguas | Samira Possebon do Prado | Váleria Gil Condé | TESES USP | 2020 | |
Retextualização de HQ: um projeto de intervenção no 6° ano | Viviane Mendes Leite | Maria Inês Batista Campos | TESES USP | 2020 |
Atualizado em 07/10/2024
Dissertações | Autor (a) | Orientador (a) | Dados | Publicação | |
Produção de anúncio publicitário institucional no Ensino Fundamental: argumentação, persuasão e interação | Adriano Donizeti Domingos do Nascimento | Norma Seltzer Goldstein | TESES USP | 2021 | |
A produção da narrativa transmídia no ensino de língua portuguesa para o nono ano | Barbara Falcão | Ana Lúcia Tinoco Cabral | TESES USP | 2021 | |
Argumentação em comentários on-line: uma proposta de escrita para o 9° ano | Jéssica de Lima Mosca | Maria Inês Batista Campos | TESES USP | 2021 | |
Leitura subjetiva e diários de leitura no Ensino Fundamental II: uma experiência com Os da minha rua, de Ondjaki | Julia dos Santos Mateus | Vima Lia de Rossi Martin | TESES USP | 2023 | |
Autoria na escrita colaborativa de alunos concluintes do Ensino Fundamental | Juliana Maria Mendes | Ana Elvira Luciano Gebara | TESES USP | 2022 | |
A tecnologia digital no ensino de língua portuguesa: proposta didática de produção de curtas-metragens a a partir de canções | Regislene Dias de Almeida | Maria Helena da Nóbrega | TESES USP | 2020 | |
Resenha crítica de canções: análise da escolha lexical como estratégia argumentativa | Rubens Pereira da Silva Alves | Elis de Almeida Cardoso Caretta | TESES USP | 2022 | |
Artigo de divulgação científica: uma proposta didática de língua portuguesa | Vanessa dos Santos Araujo | Valéria Gil Condé | TESES USP | 2023 |
Atualizado em 07/10/2024
Dissertação | Autor (a) | Orientador (a) | Dados | Publicação | |
A interferência de gêneros digitais orais na escrita: produções de vlog científico e artigo de opinião | Amanda Bastos Souza | Beatriz Daruj Gil | Publicação em breve no teses USP | 2024 | |
Sérgio Vaz e a Poética Marginal na sala de aula: da escrita ao Slam | Ana Lucia de Souza | Elis de Almeida Cardoso Caretta | Publicação em breve no teses USP | 2024 | |
O poema Protesto de Carlos Assumpção no ensino fundamental II | Margarete Duvige Ferreira da Silva | Norma Seltzer Goldstein | PRORROGAÇÃO | ||
O estudo lexical no artigo de opinião: uma reflexão sobre as atividades propostas no Caderno da Cidade | Natália Avilla Andrade | Mariângela de Araújo | TESES USP | 2024 | |
Podcast na escola: Oralidade, escrita, exercício da cidadania | Orlando Dias Sales | Norma Seltzer Goldstein | Publicação em breve no teses USP | 2024 | |
Leitura e escrita de crônicas no ensino fundamental II - anos finais | Paula Rosiska | Ana Elvira Luciano Gebara | Publicação em breve no teses USP | 2024 | |
Letramentos literários para alunos do nono ano: proposta de atividades dialógicas e produção de diário de leitura com a obra Terra sonâmbula, de Mia Couto | Renata Feitosa Silva | Manoel Mourivaldo Santiago Almeida | TESES USP | 2024 | |
Literaturas indígena e negro-brasileira no Ensino Fundamental I: formação de crianças leitoras no espaço escolar | Rochele Aragão | Andrea Saad Hossne | Publicação em breve no teses USP | ||
A reescrita na construção da competência escritora: o substantivo, as expressões nominais e o pronome na referenciação em lendas produzidas por alunos do 4 ano do Ensino Fundamental | Silvana Ferreira Dias Barros | Beatriz Daruj Gil | TESES USP | 2024 | |
Slam de poesia: A voz da periferia nas aulas de Língua Portuguesa, para anos finais do ensino fundamental | Tânia Maria Benevides de Freitas Novais | Ana Elvira Luciano Gebara | Publicação em breve no teses USP | ||
O léxico e a produção de sentido na prática escrita: uma proposta de releitura do conto O Pequeno Polegar | Thatiana Galante de Sa | Elis de Almeida Cardoso Caretta | Publicação em breve no teses USP | 2024 | |
Experienciando textos: a leitura diária como percurso para a formação do leitor | Verônica Cardoso da Silva | Valéria Gil Condé | Publicação em breve no teses USP | 2024 | |
Da escrita para a oralidade: o gênero dramático no material didático do Ensino Fundamental (Anos Finais) e sua retextualização | Wellington Rodrigues Ferreira | Phablo Roberto Marchis Fachin | Publicação em breve no teses USP | 2024 |
Atualizado em 07/10/2024
Dissertação | Autor (a) | Orientador (a) | Dados | Publicação | |
Em produção | Denise Araujo de Lima | Mariangela de Araujo | |||
Em produção | Elieci Ribeiro dos Santos de Andrade | Norma Seltzer Goldstein | |||
Em produção | Gisele da Silva Oliveira | Andrea Saad Hossne | |||
Em produção | Isabel Cristina Samoel Fonseca | Manoel Mourivaldo Santiago Almeida | |||
Em produção | Jéssica Alves da Silva | Phablo Roberto Marchis Fachin | |||
Em produção | Jussara Pereira Monteiro de Araújo | Beatriz Daruj Gil | |||
Em produção | Luciano Sant'Ana | Ana Elvira Luciano Gebara | |||
Em produção | Paula Regina Carvalho Pelegrini | Sandro Luis da Silva | |||
Em produção | Pedro Palmares da Silva Ferreira | Ana Elvira Luciano Gebara | |||
Em produção | Regina Alves da Silva | Sandro Luis da Silva | |||
Em produção | Wellington Gabriel de Almeida | Elis de Almeida Cardoso Caretta |
Atualizado em 07/10/2024
Dissertação | Autor (a) | Orientador (a) | Dados | Publicação | |
Período de aula | Ana Cláudia Souza de Oliveira Vettoraci | Phablo Roberto Marchis Fachin | |||
Período de aula | Ana Paula Batista Pereira de Moraes | Elis de Almeida Cardoso Caretta | |||
Período de aula | Andreia Pinho Neckel | Mariangela de Araujo | |||
Período de aula | Dalete Cristiane Cruz de Godoi | Beatriz Daruj Gil | |||
Período de aula | Daniele Caroline do Prado Silva | Elis de Almeida Cardoso Caretta | |||
Período de aula | Gabriel Ferreira Diniz | Manoel Mourivaldo Santiago Almeida | |||
Período de aula | Gabriela Cremasco Barbosa Camargo | Elis de Almeida Cardoso Caretta | |||
Período de aula | Giorgi Augusto Borges Rodrigues | Sandro Luis da Silva | |||
Período de aula | João Bosco Jeronimo de Freitas Junior | Ana Elvira Luciano Gabara | |||
Período de aula | Leni de Oliveira Santos | Valéria Gil Condé | |||
Período de aula | Luis Mateus da Silva Souza | Ana Elvira Luciano Gabara | |||
Período de aula | Michelle Gonzalez Suraice | Mariangela de Araujo | |||
Período de aula | Roberta Silva Barreira | Valéria Gil Condé | |||
Período de aula | Thaís Ananda Brasil Gouvêa | Vima Lia de Rossi Martin | |||
Período de aula | Thiago Tadeu Ferreira de Oliveira | Mariangela de Araujo | |||
Período de aula | Valmírian Cunha Santos Monteiro | Norma Seltzer Goldstein | |||
Período de aula | Viviane Marques Miranda | Ana Elvira Luciano Gabara |