Histórico de Dissertações

Atualizado em 07/10/2024
Dissertação Autor (a) Orientador (a) Dados   PDF Publicação
Leituras africanas e afro-brasileiras no Ensino Fundamental II André de Godoy Bueno Vima Lia de Rossi Martin TESES USP PDF 2015
Literatura Afrobrasileira e identidade: proposta de Sequência Didática para o Ensino Fundamental II Anilda de Fátima Piva dos Santos  Emerson da Cruz Inácio  TESES USP PDF 2015
Da prescrição do apostilado do Estado de São Paulo à produção de notícia múltiplos caminhos  Débora Mariana Ribeiro  Maria Inês Batistta Campos TESES USP PDF 2015
Estudo do diminutivo em -inho/zinho no livro didático do projeto teláris de língua portuguesa do Ensino Fundamental II Elizabeth da Silva Macena  Valéria Gil Condé  TESES USP PDF 2015
Objetos de aprendizagem no ensino de língua materna: novos gestos de leitura Esther Ribeiro Lino Favero de Souza Maria Helena da Nóbrega  TESES USP PDF 2015
Léxico e denúncia social: uma abordagem do conto Negrinha em aulas de língua portuguesa  Isabel Endres Gomes  Elis de Almeida Cardoso Caretta TESES USP PDF 2015
Argumentação e cidadania no artigo de opinião em sala de aula  Maria de Fatima Rodrigues da Silva Paulino Sheila Vieira de Camargo Grillo TESES USP PDF 2015
Crônicas na sala de aula: práticas de leitura e (re) conhecimento de mundo Roseli Luz Correia  José Nicolau Gregorin Filho TESES USP PDF 2015
Leituras de África e a formação do leitor literário Silvana Aparecida da Silva  José Nicolau Gregorin Filho TESES USP PDF 2015
O ensino do artigo de opinião: das teorias às atividades didáticas dos apostilados da rede pública paulista Sílvia Mamede de Carvalho Zilda Gaspar Oliveira de Aquino TESES USP PDF 2015
Estratégias de leitura no enino de língua portuguesa: a observação das escolas lexicais e seu efeito de sentido nos contos de Lygia Fagundes Telles Ticiana Losano Elis de Almeida Cardoso Caretta TESES USP PDF 2015
A formação do leitor literário do ensino fundamental II: reflexão sobre uma proposta Vania Neves Valva  José Nicolau Gregorin Filho TESES USP PDF 2015
 
 
Atualizado em 07/10/2024
Dissertação Autor (a) Orientador (a) Dados PDF Publicação
Vlogs - Um estudo das sequências narrativas e argumentativas das produções discentes no Ensino Fundamental  André Rodrigo Ataliba  Zilda Gaspar Oliveira de Aquino TESES USP PDF 2017
Poesia de resistência na escola pública: compromisso ético e formação de identidade Daniel Carvalho de Almeida  Maria Inês Batistta Campos TESES USP PDF 2017
Literatura em quadrinhos: percursos e possibilidades na formação do leitor literário Elaine Mendes da Mota  Maria Zilda da Cunha  TESES USP PDF 2016
Um diálogo entre o ensino de Língua Portuguesa e as Ciências Naturais: a aquisição de termos no Ensino Fundamental  Elisa Lourenço Pupim  Mariângela de Araújo  TESES USP PDF 2016
A nomenclatura gramatical brasileira na sala de aula Fernando de Souza Perreira da Silva  Mariângela de Araújo  TESES USP PDF 2017
Vozes ignoradas: Cuti e Sérgio Vaz no Ensino Fundamental  Fernando Januario Pimenta Emerson da Cruz Inácio  TESES USP PDF 2017
Escrita da memória: autoria e identidade cultural  Francesco Antonio Capo Norma Seltzer Goldstein  TESES USP PDF 2016
O gênero crônico no Ensino Fundamental II e o sujeito-autor: relação dialógica e interativa Gabriela de Camargo Moreira Rochel  Norma Seltzer Goldstein  TESES USP PDF 2017
Produção textual para o Enem em sala de aula: uma proposta a partir do Ensino Fundamental  Helen Regina Alario Costa  Valéria Gil Condé  TESES USP PDF 2017
A expressividade de prefixos e sufixos: uma proposta didática Jussara Brito de Souza Elis de Almeida Cardoso Caretta TESES USP PDF 2017
A escrita ortográfica no sexto ano do Ensino Fundamental  Maria Ângela Padovani  Rosane de Sá Amado  TESES USP PDF 2017
Práticas de leitura literária, no ambiente escolar, em face da cultura da convergência  Uilma Matos dos Santos Melo Emerson da Cruz Inácio  TESES USP PDF 2017
 
Atualizado em 07/10/2024
Dissertação Autor (a) Orientador (a) Dados PDF Publicação
O funcionamento dialógico em artigos de opinião dos anos finais do Ensino Fundamental Ana Carolina Cuofano Gomes da Silva Maria Inês Batista Campos TESES USP PDF 2017
Uma experiência de leitura literária no Ensino Fundamental II: A hora da escola, de Clarice Lispector Ana Carolina de Oliveira Morais Neide Luzia de Rezende TESES USP PDF 2018
Além dos muros da escola - uma experiência de debate pelo WhatsApp no Ensino Fundamental II Anderson Oliveira Martins Zilda Gaspar Oliveira de Aquino TESES USP PDF 2018
Ambiguidade lexical e humor: Proposta de atividade para o sétimo ano do Ensino Fundamental II Daniela Berciano Sinhorini Elis de Almeida Cardoso Caretta TESES USP PDF 2017
Redes sociais no contexto escolar: a argumentação no Facebook Elisangela Pereira da Silva Zilda Gaspar Oliveira de Aquino TESES USP PDF 2018
Língua e cultura em sala de aula: o ensino das expressões idiomáticas para estudantes de português como língua materna Lígia Fabiana de Souza Silva Mariângela de Araújo  TESES USP PDF 2018
O poema no ensino fundamental II: jogos lúdicos, leitura e produção textual Liliane Battistin Norma Seltzer Goldstein  TESES USP PDF 2018
Placas e cartazes: o uso de gêneros discursivos nas aulas de português do Ensino Fundamental Mariana Jablonski de Freitas Eleno Maria Helena da Nóbrega  TESES USP PDF 2018
Leitura e leitores: um perfil de alunos do ensino fundamental II em uma escola pública de Campinas-SP Mônica do Socorro de Jesus Chucre Vima Lia de Rossi Martin TESES USP PDF 2018
Escolhas lexicais e caracterização de personagens: uma proposta de atividade didática com base na leitura e no Role Playing Game Patricia Torres Elis de Almeida Cardoso Caretta TESES USP PDF 2018
Atualizado em 07/10/2024
Dissertação Autor (a) Orientador (a) Dados PDF Publicação
O narrador e as memórias de crescimento: quando os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental II se tornam protagonistas de suas histórias  Adriana Aparecida Moreira Carvalho Galvão  Emerson da Cruz Inácio  TESES USP PDF 2020
O máximo com o mínimo: leitura e escrita de microcontos como estratégia didáticos Alessandra de Oliveira Barbosa Vima Lia de Rossi Martin TESES USP PDF 2019
Campos semânticos no conto "Uma vela para Dario", de Dalton Trevisan: proposta de ensino do léxico para alunos do 9° ano do Ensino Fundamental II Dafne Rodrigues Alvares de Castro Beatriz Daruj Gil TESES USP PDF 2019
Os documentários nas aulas de Língua Portuguesa: uma proposta de trabalho para a produção e análise de textos multimodais  Gisane Márcia Carvalho Dinnouti Zilda Gaspar Oliveira de Aquino TESES USP PDF 2020
A escrita de narrativas do jogo Escape Room como estratégia didática para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental - Anos Finais Gisele Soares da Silva  Neide Luzia de Rezende TESES USP PDF 2020
Drummond e as flores da resistência: campos léxico- semânticos na criação poética em sala de aula  Katia Melo Elis de Almeida Cardoso Caretta TESES USP PDF 2019
Narrativas e (re)significações: uma via de humanização escolar  Luciana de Paula  Maria Zilda da Cunha  TESES USP PDF 2020
Leitura e escrita de poemas no Ensino Funndamental  - anos finais  Luciana Taraborelli Norma Seltzer Goldstein  TESES USP PDF 2020
Tecnologia digital como recurso de aprendizagem de língua portuguesa no ensino fundamental: o programa "Aventuras Currículo+" Marcelo Aglio Maria Helena da Nóbrega  TESES USP PDF 2019
O conto maravilhoso de Colasanti: atividades de leitura e escrita em uma abordagem dialógica  Maria Cristiane Archangelo Norma Seltzer Goldstein  TESES USP PDF 2020
O lugar onde vivo: uma experiência de leitura, escrita e (re) construção de identidade Samara Gabriela Leal França Valéria Gil Condé  TESES USP PDF 2020
Ensino-aprendizagem de PLE a alunos bolivianos nas escolas estaduais: uma proposta de ensino colaborativo com alunos dos Centros de Línguas Samira Possebon do Prado  Váleria Gil Condé TESES USP PDF 2020
Retextualização de HQ: um projeto de intervenção no 6° ano Viviane Mendes Leite Maria Inês Batista Campos TESES USP PDF 2020
Atualizado em 07/10/2024
Dissertações Autor (a) Orientador (a) Dados PDF Publicação 
Produção de anúncio publicitário institucional no Ensino Fundamental: argumentação, persuasão e interação Adriano Donizeti Domingos do Nascimento Norma Seltzer Goldstein  TESES USP PDF 2021
A produção da narrativa transmídia no ensino de língua portuguesa para o nono ano  Barbara Falcão  Ana Lúcia Tinoco Cabral  TESES USP PDF 2021
Argumentação em comentários on-line: uma proposta de escrita para o 9° ano Jéssica de Lima Mosca Maria Inês Batista Campos TESES USP PDF 2021
Leitura subjetiva e diários de leitura no Ensino Fundamental II: uma experiência com Os da minha rua, de Ondjaki Julia dos Santos Mateus Vima Lia de Rossi Martin TESES USP PDF 2023
Autoria na escrita colaborativa de alunos concluintes do Ensino Fundamental Juliana Maria Mendes  Ana Elvira Luciano Gebara  TESES USP PDF 2022
A tecnologia digital no ensino de língua portuguesa: proposta didática de produção de curtas-metragens a a partir de canções  Regislene Dias de Almeida  Maria Helena da Nóbrega  TESES USP PDF 2020
Resenha crítica de canções: análise da escolha lexical como estratégia argumentativa  Rubens Pereira da Silva Alves  Elis de Almeida Cardoso Caretta TESES USP PDF 2022
Artigo de divulgação científica: uma proposta didática de língua portuguesa  Vanessa dos Santos Araujo  Valéria Gil Condé  TESES USP PDF 2023
Atualizado em 07/10/2024
Dissertação Autor (a) Orientador (a) Dados PDF Publicação
A interferência de gêneros digitais orais na escrita: produções de vlog científico e artigo de opinião Amanda Bastos Souza Beatriz Daruj Gil Publicação em breve no teses USP   2024
Sérgio Vaz e a Poética Marginal na sala de aula: da escrita ao Slam Ana Lucia de Souza Elis de Almeida Cardoso Caretta Publicação em breve no teses USP   2024
O poema Protesto de Carlos Assumpção no ensino fundamental II Margarete Duvige Ferreira da Silva Norma Seltzer Goldstein PRORROGAÇÃO    
O estudo lexical no artigo de opinião: uma reflexão sobre as atividades propostas no Caderno da Cidade Natália Avilla Andrade Mariângela de Araújo TESES USP PDF 2024
Podcast na escola: Oralidade, escrita, exercício da cidadania Orlando Dias Sales Norma Seltzer Goldstein Publicação em breve no teses USP   2024
Leitura e escrita de crônicas no ensino fundamental II - anos finais Paula Rosiska Ana Elvira Luciano Gebara Publicação em breve no teses USP   2024
Letramentos literários para alunos do nono ano: proposta de atividades dialógicas e produção de diário de leitura com a obra Terra sonâmbula, de Mia Couto Renata Feitosa Silva Manoel Mourivaldo Santiago Almeida TESES USP PDF 2024
Literaturas indígena e negro-brasileira no Ensino Fundamental I: formação de crianças leitoras no espaço escolar Rochele Aragão Andrea Saad Hossne Publicação em breve no teses USP    
A reescrita na construção da competência escritora: o substantivo, as expressões nominais e o pronome na referenciação em lendas produzidas por alunos do 4 ano do Ensino Fundamental Silvana Ferreira Dias Barros Beatriz Daruj Gil TESES USP PDF 2024
Slam de poesia: A voz da periferia nas aulas de Língua Portuguesa, para anos finais do ensino fundamental Tânia Maria Benevides de Freitas Novais Ana Elvira Luciano Gebara Publicação em breve no teses USP    
O léxico e a produção de sentido na prática escrita: uma proposta de releitura do conto O Pequeno Polegar Thatiana Galante de Sa Elis de Almeida Cardoso Caretta Publicação em breve no teses USP   2024
Experienciando textos: a leitura diária como percurso para a formação do leitor Verônica Cardoso da Silva Valéria Gil Condé  Publicação em breve no teses USP   2024
Da escrita para a oralidade: o gênero dramático no material didático do Ensino Fundamental (Anos Finais) e sua retextualização Wellington Rodrigues Ferreira Phablo Roberto Marchis Fachin Publicação em breve no teses USP   2024
Atualizado em 07/10/2024
Dissertação Autor (a) Orientador (a) Dados PDF Publicação
Em produção  Denise Araujo de Lima  Mariangela de Araujo      
Em produção  Elieci Ribeiro dos Santos de Andrade Norma Seltzer Goldstein      
Em produção  Gisele da Silva Oliveira Andrea Saad Hossne      
Em produção  Isabel Cristina Samoel Fonseca Manoel Mourivaldo Santiago Almeida      
Em produção  Jéssica Alves da Silva Phablo Roberto Marchis Fachin      
Em produção  Jussara Pereira Monteiro de Araújo Beatriz Daruj Gil      
Em produção  Luciano Sant'Ana Ana Elvira Luciano Gebara      
Em produção  Paula Regina Carvalho Pelegrini Sandro Luis da Silva      
Em produção  Pedro Palmares da Silva Ferreira Ana Elvira Luciano Gebara      
Em produção  Regina Alves da Silva Sandro Luis da Silva      
Em produção  Wellington Gabriel de Almeida Elis de Almeida Cardoso Caretta      
Atualizado em 07/10/2024
Dissertação Autor (a) Orientador (a) Dados PDF Publicação
Período de aula  Ana Cláudia Souza de Oliveira Vettoraci Phablo Roberto Marchis Fachin      
Período de aula  Ana Paula Batista Pereira de Moraes Elis de Almeida Cardoso Caretta      
Período de aula  Andreia Pinho Neckel Mariangela de Araujo      
Período de aula  Dalete Cristiane Cruz de Godoi Beatriz Daruj Gil      
Período de aula  Daniele Caroline do Prado Silva Elis de Almeida Cardoso Caretta      
Período de aula  Gabriel Ferreira Diniz Manoel Mourivaldo Santiago Almeida       
Período de aula  Gabriela Cremasco Barbosa Camargo Elis de Almeida Cardoso Caretta      
Período de aula  Giorgi Augusto Borges Rodrigues Sandro Luis da Silva       
Período de aula  João Bosco Jeronimo de Freitas Junior Ana Elvira Luciano Gabara      
Período de aula  Leni de Oliveira Santos Valéria Gil Condé      
Período de aula  Luis Mateus da Silva Souza Ana Elvira Luciano Gabara      
Período de aula  Michelle Gonzalez Suraice Mariangela de Araujo      
Período de aula  Roberta Silva Barreira Valéria Gil Condé      
Período de aula  Thaís Ananda Brasil Gouvêa  Vima Lia de Rossi Martin      
Período de aula  Thiago Tadeu Ferreira de Oliveira Mariangela de Araujo      
Período de aula  Valmírian Cunha Santos Monteiro Norma Seltzer Goldstein      
Período de aula  Viviane Marques Miranda Ana Elvira Luciano Gabara