Dissertação Autor (a) Orientador (a)    Dados   PDF Publicação
Leituras africanas e afro-brasileiras no Ensino Fundamental II André de Godoy Bueno Vima Lia de Rossi Martin Resumo PDF 2015
Literatura Afrobrasileira e identidade: proposta de Sequência Didática para o Ensino Fundamental II Anilda de Fátima Piva dos Santos Emerson da Cruz Inácio  Resumo PDF 2015
Da prescrição do apostilado do Estado de São Paulo à produção de notícia múltiplos caminhos  Débora Mariana Ribeiro Maria Inês Batistta Campos Resumo PDF 2015
Estudo do diminutivo em -inho/zinho no livro didático do projeto teláris de língua portuguesa do Ensino Fundamental II Elizabeth da Silva Macena Valéria Gil Condé  Resumo PDF 2015
Objetos de aprendizagem no ensino de língua materna: novos gestos de leitura Esther Ribeiro Lino Favero de Souza Maria Helena da Nóbrega  Resumo PDF 2015
Léxico e denúncia social: uma abordagem do conto Negrinha em aulas de língua portuguesa  Isabel Endres Gomes Elis de Almeida Cardoso Caretta Resumo PDF 2015
Argumentação e cidadania no artigo de opinião em sala de aula  Maria de Fatima Rodrigues da Silva Paulino Sheila Vieira de Camargo Grillo Resumo PDF 2015
Crônicas na sala de aula: práticas de leitura e (re) conhecimento de mundo Roseli Luz Correia José Nicolau Gregorin Filho Resumo PDF 2015
Leituras de África e a formação do leitor literário Silvana Aparecida da Silva José Nicolau Gregorin Filho Resumo PDF 2015
O ensino do artigo de opinião: das teorias às atividades didáticas dos apostilados da rede pública paulista Sílvia Mamede de Carvalho Zilda Gaspar Oliveira de Aquino Resumo PDF 2015
Estratégias de leitura no enino de língua portuguesa: a observação das escolas lexicais e seu efeito de sentido nos contos de Lygia Fagundes Telles Ticiana Losano Elis de Almeida Cardoso Caretta Resumo PDF 2015
A formação do leitor literário do ensino fundamental II: reflexão sobre uma proposta Vania Neves Valva José Nicolau Gregorin Filho Resumo PDF 2015
 
 
 
Dissertação Autor (a) Orientador (a) Acesso PDF  Publicação  Vídeo
Vlogs - Um estudo das sequências narrativas e argumentativas das produções discentes no Ensino Fundamental  André Rodrigo Ataliba Zilda Gaspar Oliveira de Aquino Resumo PDF 2017  
Poesia de resistência na escola pública: compromisso ético e formação de identidade Daniel Carvalho de Almeida Maria Inês Batistta Campos Resumo PDF 2017  
Literatura em quadrinhos: percursos e possibilidades na formação do leitor literário Elaine Mendes da Mota Maria Zilda da Cunha  Resumo PDF 2016  
Um diálogo entre o ensino de Língua Portuguesa e as Ciências Naturais: a aquisição de termos no Ensino Fundamental  Elisa Lourenço Pupim Mariângela de Araújo  Resumo PDF 2016  
A nomenclatura gramatical brasileira na sala de aula Fernando de Souza Perreira da Silva Mariângela de Araújo  Resumo PDF 2017  
Vozes ignoradas: Cuti e Sérgio Vaz no Ensino Fundamental  Fernando Januario Pimenta Emerson da Cruz Inácio  Resumo PDF 2017  
Escrita da memória: autoria e identidade cultural  Francesco Antonio Capo Norma Seltzer Goldstein  Resumo PDF 2016  
O gênero crônico no Ensino Fundamental II e o sujeito-autor: relação dialógica e interativa Gabriela de Camargo Moreira Rochel Norma Seltzer Goldstein  Resumo PDF 2017  
Produção textual para o Enem em sala de aula: uma proposta a partir do Ensino Fundamental  Helen Regina Alario Costa Valéria Gil Condé  Resumo PDF 2017  
A expressividade de prefixos e sufixos: uma proposta didática Jussara Brito de Souza Elis de Almeida Cardoso Caretta Resumo PDF 2017  
A escrita ortográfica no sexto ano do Ensino Fundamental  Maria Ângela Padovani Rosane de Sá Amado  Resumo PDF 2017  
Práticas de leitura literária, no ambiente escolar, em face da cultura da convergência  Uilma Matos dos Santos Melo Emerson da Cruz Inácio  Resumo PDF 2017

Link

 
 
Dissertação Autor (a) Orientador (a) Dados PDF Publicação Vídeo
O funcionamento dialógico em artigos de opinião dos anos finais do Ensino Fundamental Ana Carolina Cuofano Gomes da Silva Maria Inês Batista Campos Resumo PDF 2017  
Uma experiência de leitura literária no Ensino Fundamental II: A hora da escola, de Clarice Lispector Ana Carolina de Oliveira Morais Neide Luzia de Rezende Resumo PDF 2018  
Além dos muros da escola - uma experiência de debate pelo WhatsApp no Ensino Fundamental II Anderson Oliveira Martins Zilda Gaspar Oliveira de Aquino Resumo PDF 2018  
Ambiguidade lexical e humor: Proposta de atividade para o sétimo ano do Ensino Fundamental II Daniela Berciano Sinhorini Elis de Almeida Cardoso Caretta Resumo PDF 2017  
Redes sociais no contexto escolar: a argumentação no Facebook Elisangela Pereira da Silva Zilda Gaspar Oliveira de Aquino Resumo PDF 2018  
Língua e cultura em sala de aula: o ensino das expressões idiomáticas para estudantes de português como língua materna Lígia Fabiana de Souza Silva Mariângela de Araújo  Resumo PDF 2018 Link
O poema no ensino fundamental II: jogos lúdicos, leitura e produção textual Liliane Battistin Norma Seltzer Goldstein  Resumo PDF 2018  
Placas e cartazes: o uso de gêneros discursivos nas aulas de português do Ensino Fundamental Mariana Jablonski de Freitas Eleno Maria Helena da Nóbrega  Resumo PDF 2018  
Leitura e leitores: um perfil de alunos do ensino fundamental II em uma escola pública de Campinas-SP Mônica do Socorro de Jesus Chucre Vima Lia de Rossi Martin Resumo PDF 2018  
Escolhas lexicais e caracterização de personagens: uma proposta de atividade didática com base na leitura e no Role Playing Game Patricia Torres Elis de Almeida Cardoso Caretta Resumo PDF 2018  
 
Dissertação Autor (a) Orientador (a) Dados PDF Publicação Vídeo
O narrador e as memórias de crescimento: quando os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental II se tornam protagonistas de suas histórias  Adriana Aparecida Moreira Carvalho Galvão Emerson da Cruz Inácio  Resumo PDF 2020  
O máximo com o mínimo: leitura e escrita de microcontos como estratégia didáticos Alessandra de Oliveira Barbosa Vima Lia de Rossi Martin Resumo PDF 2019  
Campos semânticos no conto "Uma vela para Dario", de Dalton Trevisan: proposta de ensino do léxico para alunos do 9° ano do Ensino Fundamental II Dafne Rodrigues Alvares de Castro Beatriz Daruj Gil Resumo PDF 2019 Link
Os documentários nas aulas de Língua Portuguesa: uma proposta de trabalho para a produção e análise de textos multimodais  Gisane Márcia Carvalho Dinnouti Zilda Gaspar Oliveira de Aquino Resumo PDF 2020  
A escrita de narrativas do jogo Escape Room como estratégia didática para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental - Anos Finais Gisele Soares da Silva Neide Luzia de Rezende Resumo PDF 2020  
Drummond e as flores da resistência: campos léxico- semânticos na criação poética em sala de aula  Katia Melo Elis de Almeida Cardoso Caretta Resumo PDF 2019 Link
Narrativas e (re)significações: uma via de humanização escolar  Luciana de Paula Maria Zilda da Cunha  Resumo PDF 2020  
Leitura e escrita de poemas no Ensino Fundamental  - anos finais  Luciana Taraborelli Norma Seltzer Goldstein  Resumo PDF 2020 Link
Tecnologia digital como recurso de aprendizagem de língua portuguesa no ensino fundamental: o programa "Aventuras Currículo+" Marcelo Aglio Maria Helena da Nóbrega  Resumo PDF 2019  
O conto maravilhoso de Colasanti: atividades de leitura e escrita em uma abordagem dialógica  Maria Cristiane Archangelo Norma Seltzer Goldstein  Resumo PDF 2020  
O lugar onde vivo: uma experiência de leitura, escrita e (re) construção de identidade Samara Gabriela Leal França Valéria Gil Condé  Resumo PDF 2020  
Ensino-aprendizagem de PLE a alunos bolivianos nas escolas estaduais: uma proposta de ensino colaborativo com alunos dos Centros de Línguas Samira Possebon do Prado Váleria Gil Condé Resumo PDF 2020  
Retextualização de HQ: um projeto de intervenção no 6° ano Viviane Mendes Leite Maria Inês Batista Campos Resumo PDF 2020  
 
Dissertações Autor (a) Orientador (a) Dados PDF Publicação  Vídeo
Produção de anúncio publicitário institucional no Ensino Fundamental: argumentação, persuasão e interação Adriano Donizeti Domingos do Nascimento Norma Seltzer Goldstein  Resumo PDF 2021 Link
A produção da narrativa transmídia no ensino de língua portuguesa para o nono ano  Barbara Falcão Ana Lúcia Tinoco Cabral  Resumo PDF 2021  
Argumentação em comentários on-line: uma proposta de escrita para o 9° ano Jéssica de Lima Mosca Maria Inês Batista Campos Resumo PDF 2021  
Leitura subjetiva e diários de leitura no Ensino Fundamental II: uma experiência com Os da minha rua, de Ondjaki Julia dos Santos Mateus Vima Lia de Rossi Martin Resumo PDF 2023  
Autoria na escrita colaborativa de alunos concluintes do Ensino Fundamental Juliana Maria Mendes Ana Elvira Luciano Gebara  Resumo PDF 2022  
A tecnologia digital no ensino de língua portuguesa: proposta didática de produção de curtas-metragens a a partir de canções  Regislene Dias de Almeida Maria Helena da Nóbrega  Resumo PDF 2020  
Resenha crítica de canções: análise da escolha lexical como estratégia argumentativa  Rubens Pereira da Silva Alves  Elis de Almeida Cardoso Caretta Resumo PDF 2022  
Artigo de divulgação científica: uma proposta didática de língua portuguesa  Vanessa dos Santos Araujo  Valéria Gil Condé  Resumo PDF 2023  
 
Dissertação Autor (a) Orientador (a) Dados PDF Publicação Vídeo
A interferência de gêneros digitais orais na escrita: produções de vlog científico e artigo de opinião Amanda Bastos Souza Beatriz Daruj Gil Resumo PDF  2024  
Sérgio Vaz e a Poética Marginal na sala de aula: da escrita ao Slam Ana Lucia de Souza Elis de Almeida Cardoso Caretta Resumo PDF 2024  
O poema Protesto de Carlos Assumpção no ensino fundamental II Margarete Duvige Ferreira da Silva Norma Seltzer Goldstein Resumo PDF  2025   
O estudo lexical no artigo de opinião: uma reflexão sobre as atividades propostas no Caderno da Cidade Natália Avilla Andrade Mariângela de Araújo Resumo PDF 2024  
Podcast na escola: Oralidade, escrita, exercício da cidadania Orlando Dias Sales Norma Seltzer Goldstein Resumo PDF  2024 Link
Leitura e escrita de crônicas no ensino fundamental II - anos finais Paula Rosiska Ana Elvira Luciano Gebara Resumo PDF  2024  
Letramentos literários para alunos do nono ano: proposta de atividades dialógicas e produção de diário de leitura com a obra Terra sonâmbula, de Mia Couto Renata Feitosa Silva Manoel Mourivaldo Santiago Almeida Resumo PDF 2024  
Literaturas indígena e negro-brasileira no Ensino Fundamental I: formação de crianças leitoras no espaço escolar Rochele Aragão Andrea Saad Hossne Publicação em breve no Teses USP      
A reescrita na construção da competência escritora: o substantivo, as expressões nominais e o pronome na referenciação em lendas produzidas por alunos do 4 ano do Ensino Fundamental Silvana Ferreira Dias Barros Beatriz Daruj Gil Resumo PDF 2024 Link
Slam de poesia: A voz da periferia nas aulas de Língua Portuguesa, para anos finais do ensino fundamental Tânia Maria Benevides de Freitas Novais Ana Elvira Luciano Gebara Publicação em breve no Teses USP      
O léxico e a produção de sentido na prática escrita: uma proposta de releitura do conto O Pequeno Polegar Thatiana Galante de Sa Elis de Almeida Cardoso Caretta Resumo PDF 2024  
Experienciando textos: a leitura diária como percurso para a formação do leitor Verônica Cardoso da Silva Valéria Gil Condé  Resumo PDF 2024 Link
Da escrita para a oralidade: o gênero dramático no material didático do Ensino Fundamental (Anos Finais) e sua retextualização Wellington Rodrigues Ferreira Phablo Roberto Marchis Fachin Resumo PDF  2024  

 

 
Dissertação Autor (a) Orientador (a) Dados PDF Publicação
O misterioso léxico: estudo sobre as adjetivações em contos de assombração e mistério
Denise Araujo de Lima  Mariangela de Araujo

TESES USP

PDF

2025

Gênero poético: leitura e produção no Ensino Fundamental - anos finais

Elieci Ribeiro dos Santos de Andrade Norma Seltzer Goldstein  TESES USP  PDF  2025
Do cotidiano ao imaginário: formação de leitores e letramentos na transição do gênero notícia para a crônica Gisele da Silva Oliveira Andrea Saad Hossne TESES USP PDF 2025
Contos de fadas na escola: para que servem? Isabel Cristina Samoel Fonseca Manoel Mourivaldo Santiago Almeida TESES USP PDF 2025
Retextualização de canções: a escrita na aula de português Jéssica Alves da Silva Phablo Roberto Marchis Fachin  TESES USP PDF 2025
"É pra copiar a pergunta?": atividades epilinguísticas na elaboração de resposta escolar completa Jussara Pereira Monteiro de Araújo Beatriz Daruj Gil TESES USP PDF 2025
Produção do gênero carta aberta a partir do estudo do plano de texto como princípio organizador da escrita e das sequências textuais como estratégia argumentativa  Luciano Sant'Ana Ana Elvira Luciano Gebara  TESES USP PDF 2025
Ampliação das práticas de leitura de textos literários: o gênero memória literária nas aulas de língua portuguesa para o Ensino Fundamental - anos finais Paula Regina Carvalho Pelegrini Sandro Luis da Silva  TESES USP PDF 2025
Em produção Pedro Palmares da Silva Ferreira Ana Elvira Luciano Gebara      
A crônica literária: o gênero discursivo para desenvolver a habilidade leitora dos alunos do Ensino Fundamental - anos finais Regina Alves da Silva Sandro Luis da Silva  TESES USP PDF 2025
Em produção Wellington Gabriel de Almeida Elis de Almeida Cardoso Caretta      
 
Dissertação Autor (a) Orientador (a) Dados PDF Publicação
Período de aula Ana Cláudia Souza de Oliveira Vettoraci Phablo Roberto Marchis Fachin      
Período de aula Ana Paula Batista Pereira de Moraes Elis de Almeida Cardoso Caretta      
Período de aula Andreia Pinho Neckel Mariangela de Araujo      
Período de aula Dalete Cristiane Cruz de Godoi Beatriz Daruj Gil      
Período de aula Daniele Caroline do Prado Silva Elis de Almeida Cardoso Caretta      
Período de aula Gabriel Ferreira Diniz Manoel Mourivaldo Santiago Almeida      
Período de aula Gabriela Cremasco Barbosa Camargo Elis de Almeida Cardoso Caretta      
Período de aula Giorgi Augusto Borges Rodrigues Sandro Luis da Silva      
Período de aula João Bosco Jeronimo de Freitas Junior Ana Elvira Luciano Gabara      
Período de aula Leni de Oliveira Santos Valéria Gil Condé      
Período de aula Luis Mateus da Silva Souza Ana Elvira Luciano Gabara      
Período de aula Michelle Gonzalez Suraice Mariangela de Araujo      
Período de aula Roberta Silva Barreira Valéria Gil Condé      
Período de aula Thaís Ananda Brasil Gouvêa Vima Lia de Rossi Martin      
Período de aula Thiago Tadeu Ferreira de Oliveira Mariangela de Araujo      
Período de aula Valmírian Cunha Santos Monteiro Norma Seltzer Goldstein      
Período de aula Viviane Marques Miranda Ana Elvira Luciano Gabara      
 
Dissertação Autor (a) Orientador (a) Dados PDF Publicação
Período de aula Amanda Larissa Costa Lima        
Período de aula Angela de Moura Campos      
Período de aula Bárbara Mendes Ribeiro        
Período de aula Claire Silva de Souza        
Período de aula Dijane Cristina Marçal        
Período de aula Fábio Donizete Souza        
Período de aula Fernanda Gonçalves Barbosa        
Período de aula Gabriela Nascimento Ananias        
Período de aula Joel Lira Castelo Branco Junior        
Período de aula Juliana Cristina Vansan        
Período de aula Juliana dos Santos Andrade        
Período de aula Larissa Manfre de Almeida        
Período de aula Marina Ueda Sai        
Período de aula Raphael André de Souza        
Período de aula Rúbia Rosalva Reis        
Período de aula Sirlei Rodrigues        
Período de aula Thiago Pereira Viana        
Período de aula Vanessa Cristina Rita