Ingressantes em 2018

 

Ingressantes em 2018

Campos semânticos no conto “Uma vela para Dario”, de Dalton Trevisan: proposta de ensino do léxico para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II

Resumo: Nos documentos oficiais PCN (1998) e BNCC (2018), o texto é tratado como objeto de estudo das aulas de Língua Portuguesa e o enfoque dado aos aspectos discursivos vem contribuindo para uma nova perspectiva de língua, contexto no qual se destacam as escolhas lexicais. Entretanto, os professores ainda encontram dificuldades em sistematizar o ensino de léxico, assim como faltam referências para as práticas pedagógicas. Neste trabalho, tem-se por objetivo apresentar parte de uma proposta didática sobre o léxico do conto Uma vela para Dario, de Dalton Trevisan, aplicada em turmas de 9º ano da Escola Estadual Olga Cury, em Santos SP. Os estudos de Richards (1976) e Nation (1990) sobre o ensino de léxico serviram como base para o desenvolvimento das atividades e a partir deles buscou-se elaborar parte de uma sequência didática que orientasse, de forma metodológica e sistematizada, o trabalho do professor de Língua Portuguesa. Na análise final, foi possível observar o desenvolvimento do vocabulário receptivo e produtivo destes alunos, o que, consequentemente, auxiliou no processo de desenvolvimento das competências leitora e escritora.

Autoria: Dafne Rodrigues Alvares de Castro

Orientadora: Profª. Drª. Beatriz Daruj Gil

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Tecnologia digital como recurso de aprendizagem de língua portuguesa no ensino fundamental: o programa “Aventuras Currículo+”

Resumo: Esta dissertação de mestrado do programa Profletras tem como objetivo o estudo e pesquisa das tecnologias digitais da comunicação (TDIC) no contexto da aprendizagem de língua portuguesa, no ensino público. Para tanto, é analisada a história da tecnologia na sociedade além de seu uso para a educação. De modo a fundamentar a pesquisa em situação real, estuda-se um caso da aplicação do programa "Aventuras Currículo +" na E.E. Prof.ª Priscila de Fátima Pinto, em sala de recuperação intensiva de ciclo, no 6º ano do ensino fundamental. O professor-pesquisador analisa a programa "Aventuras Currículo +", suas estratégias para o ensino de língua portuguesa e seus gêneros textuais bem como pesquisa a possibilidade dos multiletramentos em uma plataforma que lida com a gamificação. Há também a reflexão se as atividades propostas pela plataforma são propícias ao desenvolvimento de jovens cidadãos produtores de textos, de modo a fornecer subsídios a professores da rede pública paulista no trabalho com a plataforma estendendo-se a professores de todo o país que estejam interessados em utilizar tecnologia digital na aula de língua portuguesa.

Autoria: Marcelo Aglio

Orientadora: Profª. Drª. Maria Helena da Nóbrega

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O máximo com o mínimo: leitura e escrita de microcontos como estratégia didática

Resumo: O presente trabalho propõe uma reflexão sobre uma sequência didática para leitura e escrita de microcontos realizada com duas turmas de 9º ano que frequentaram uma escola municipal da periferia da Cidade Tiradentes, na cidade de São Paulo, durante o ano de 2018. Inicialmente, a dissertação discute como os documentos oficiais, que orientam o ensino, focalizam a abordagem da literatura e da leitura subjetiva para essa série. Na sequência, analisa como os alunos reagem e interpretam os microcontos lidos, construindo seu sentido através do entendimento individual e da discussão coletiva com a professora e com a turma.

Autoria: Alessandra de Oliveira Barbosa

Orientadora: Profª. Drª. Vima Lia de Rossi Martin

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O lugar onde vivo: uma experiência de leitura, escrita e (re)construção de identidade

Resumo: Compreender a leitura e a escrita como instrumento de poder que dá voz e favorece o protagonismo crítico do indivíduo na sociedade é fundamental ao trabalho docente, sobretudo, aquele realizado nas escolas públicas. Este trabalho tem por objetivo discorrer sobre as contribuições do gênero memórias literárias para a melhoria da leitura e a escrita do aluno-autor, que produz e por suas produções são formados, de maneira dialógica, ideologicamente. Para tanto, apresentamos os resultados obtidos com uma pesquisa-ação realizada no curso de Mestrado Profissional em Rede Aberta- PROFLETRAS /USP. Aqui, narramos o caminho trilhado e realizamos a análise das atividades desenvolvidas no projeto de ensino, como também, de quatro produções finais, que pressupõem o aluno como protagonista no processo de ensino-aprendizagem. O aporte teórico baseia-se no conceito da pedagogia da autonomia postulado por Freire (1987/1996); na perspectiva da literatura como espaço subjetivo e de construção identitária, conforme Petit (2013); e nos elementos composicionais do gênero, segundo Bosi (1979/2003) e Marcuschi (2011). Além disso, apresentamos algumas contribuições teóricas de Candido (2004) para refletir sobre "O direito à literatura"; Bakthin (1997) e Voloshinov (1999), que subsidiam reflexões sobre as relações dialógicas e conceituam os gêneros discursivos. Vários outros autores, como Koch e Elias (2010), contribuíram para tecermos considerações acerca da leitura e da escrita. Por fim, Rojo (2006) subsidiou a análise do processo de letramento dos alunos envolvidos. Os resultados são bastante reveladores e apontam para a necessidade de novas perspectivas de leitura e escrita escolar, em que se respeite a subjetividade, a liberdade, a autonomia e a emancipação dos sujeitos envolvidos.

Autoria: Samara Gabriela Leal França

Orientadora: Profª. Drª. Valéria Gil Condé

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Drummond e as flores da resistência: campos léxico-semânticos na criação poética em sala de aula

Resumo: Esta dissertação de mestrado apresenta uma proposta de intervenção pedagógica de leitura e escrita de textos poéticos, realizada com duas turmas de 8º ano do ensino fundamental de uma escola da rede estadual de São Paulo. Consideramos que o ensino de língua portuguesa requer muito mais do que apenas a alfabetização para leitura e escrita, mas sobretudo o letramento, ou seja, a apropriação da língua materna pelos estudantes, de modo que interajam socialmente nos diversificados meios e contextos. Percebemos que os exames padronizados da educação básica brasileira, os quais intentam diagnosticar e avaliar o desempenho dos alunos no país, têm apresentado resultados insatisfatórios e decrescentes quanto mais avançado o nível de escolarização. Com isso, entendemos que seja necessária uma mudança quanto ao papel do professor de língua portuguesa, visto ainda como transmissor de regras gramaticais e conceitos normativos, sendo imprescindível que transforme suas aulas de modo a atrair os estudantes e interagir com os pressupostos e a realidade deles. Propusemos rodas de leitura, discussões e escrita em sala de aula, a fim de que os alunos pudessem não apenas analisar os poemas da obra A Rosa do Povo, de Carlos Drummond de Andrade, selecionados de acordo com os campos léxico-semânticos do amor, morte, medo e sociedade; mas também que pudessem se tornar autores, criando coletivamente textos poéticos. Voltamos o processo de ensino-aprendizagem para o reconhecimento das experiências, valores e crenças dos estudantes, considerando os pressupostos individuais como basilares para a formação do leitor-autor crítico. Mostramos como se estrutura a autoria e a criação poética no processo de ensino-aprendizagem de língua materna através da análise dos campos léxico-semânticos das produções estudantis. Com a atividade proposta, pudemos valorizar a criticidade dos alunos em diálogo com a literatura. Por meio das escolhas lexicais e composição dos campos léxico-semânticos, os alunos puderam expressar sua subjetividade e percepção da sociedade.

Autoria: Katia Melo

Orientadora: Profª. Drª. Elis de Almeida Cardoso Caretta

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Ensino-aprendizagem de PLE a alunos bolivianos nas escolas estaduais: uma proposta de ensino colaborativo com alunos dos Centros de Línguas

Resumo: Este trabalho investiga como a prática colaborativa no ensino-aprendizagem de línguas pode favorecer a interação entre alunos bolivianos de uma escola estadual e alunos brasileiros que estudam espanhol em um Centro de Línguas. A proposta do trabalho parte de uma atividade na qual os alunos, depois da leitura de relatos pessoais e discussões acerca da cultura de diferentes povos, trocam gravações de áudio, nas quais abordam questões culturais de seus países e/ou regiões. Intercambiadas as produções, os alunos propuseram sugestões e correções entre si, utilizando-se alternadamente do português e do espanhol na comunicação. O objetivo, além de estabelecer a comunicação efetiva entre os aprendizes, é estimular a prática oral da língua, favorecendo assim sua aprendizagem, como pressupõem os estudos de Castilho (2019) e Antunes (2009). Também os estudos de Figueiredo (2006) sobre a prática colaborativa no ensino de línguas e Durão (2004) sobre análise de erros fundamentam o trabalho. A aplicação da atividade demonstrou como tal interação entre os aprendizes facilita a aprendizagem, pois promove a reflexão sobre a língua, proporciona a troca cultural entre os dois grupos e favorece o resgate da identidade boliviana, assim como a valorização do idioma espanhol. As produções permitiram identificar os erros mais recorrentes e analisar como se constitui a Interlíngua dos alunos bolivianos, com o intuito de auxiliar o trabalho dos professores, oferecendo-lhes suporte pedagógico que lhes permita entender melhor o processo de ensino-aprendizagem de um novo idioma.

Autoria: Samira Possebon do Prado

Orientadora: Profª. Drª. Valéria Gil Condé

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Retextualização de HQ: um projeto de intervenção no 6º ano

Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar o resultado da produção de texto verbo-visual de alunos dos 6º anos da escola pública municipal de Mogi Guaçu, no interior do Estado de São Paulo. A leitura escolhida como ponto de partida foi o romance de suspense e mistério, A Ilha do Tesouro (1883), do escritor britânico Robert Louis Stevenson, adaptado por Andrew Harrar para HQ (2010) com desenhos de Richard Kohlrus. As atividades propostas estão incluídas no âmbito de um projeto didático interdisciplinar, envolvendo Arte, Matemática, Educação Física, Inglês, História, Geografia, Ciências. O foco do projeto de português é desenvolver com os alunos a retextualização do texto, considerando aspectos ligados ao momento histórico, geográfico, movimentação de corpo, simetria de espaço e de cores. As perguntas norteadoras da pesquisa são: Que elementos linguísticos e discursivos constroem a retextualização dos estudantes frente a uma das obras mais significativas da literatura infantil e juvenil? De que forma os estudantes transformam o texto adaptado para a HQ, atualizando seu sentido, na medida em que a história em quadrinhos se insere na cadeia narrativa com novos elementos da materialidade verbo-visual? O projeto foi organizado em cinco etapas: a) leitura/interpretação do texto fonte; b) produção textual; c) produção visual com uso de programas digitais nos celulares pessoais e computadores; d) produção final em grupo de cinco alunos; e) partilha entre os grupos. Partindo da concepção teórico-metodológica de Bakhtin (1997) e o Círculo (Volochinov, 2015), particularmente, os conceitos de "texto" e "gêneros do discurso"; e a conceituação de Brait quanto a "texto verbo-visual" (2015, p. 193-224), obtivemos os seguintes resultados: os alunos reconstroem o texto lido, segundo o ponto de vista deles, tornando-se protagonistas na produção escrita. A voz dos alunos ganha espaço, sendo materializada na produção verbo-visual. Na retomada do texto-base, o grupo 1 recupera partes do texto, com lacunas que favorecem a interação com o leitor e produzem o discurso polifônico; o grupo 2 utiliza a paráfrase na retextualização, com forte presença da voz do narrador; o grupo 3 inverte o protagonismo das personagens, destacando a imagem do pirata. O trabalho com o texto verbo-visual permite que os alunos se relacionem com diferentes formas de dizer, pois as imagens, cores e a escrita são constitutivas do sentido da narrativa. O romance do século XIX é ressignificado pela perspectiva dos alunos-autores do século XXI.

Autoria: Viviane Mendes Leite

Orientadora: Profª. Drª. Maria Inês Batista Campos

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Leitura e escrita de poemas no Ensino Fundamental – anos finais

Resumo: Muitos alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais apresentam insuficiência na formação leitora, principalmente a do texto literário. Para a maioria deles, o contato com obras literárias é limitado ao ambiente escolar. Surpreende constatar que o gênero poético, em muitos casos, não recebe a merecida atenção nesse nível de ensino. Todas essas reflexões, resultaram nas perguntas desta pesquisa e neste trabalho no Mestrado Profissional em rede Nacional Profletras / USP. Foi elaborada uma proposta de atividades didáticas, denominada Oficinas de poemas, baseada na proposta de Dolz e Sheneuwly (2004), voltada à leitura e escrita de poemas. O ponto inicial foi inserir os alunos no universo da poesia para fortalecer o letramento literário e estimular o gosto pelo poema e, assim, inspirada em Candido (2004), garantir "O direito à literatura"; o ponto de chegada volta-se à produção de textos poéticos como meio de expressão. O poema é apresentado como um gênero textual numa perspectiva dialógica, segundo Bakhtin (1997); com a presença do discurso reportado, segundo Faraco (2009); em que prevalece a função poética da linguagem conforme aponta Jakobson (1969) e que permite a leitura em rede, além da sequencial proposta por Jolibert (1994), não devendo servir de pretexto para o ensino de regras gramaticais. Como resultado, será apresentada a análise de exemplos do corpus gerado pela aplicação das atividades didáticas que ilustram ser possível ampliar, de forma significativa, o letramento literário e, ainda, motivar a produção de textos do gênero. Compreendemos o aluno como sujeito agente, conforme postula Bazerman (2011) e como sujeito participativo/colaborativo dos letramentos culturais (ROJO, 2012). O coroamento do projeto foi a apresentação da produção escrita dos alunos num E-book. Desse modo, será ampliada a circulação dos poemas para toda a comunidade escolar e, possivelmente, para outros setores da sociedade, cada vez mais digital.

Autoria: Luciana Taraborelli

Orientadora: Profª. Drª. Norma Seltzer Goldstein

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A escrita de narrativas do jogo Escape Room como estratégia didática para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental - Anos Finais

Resumo: Esta dissertação apresenta a pesquisa desenvolvida a partir de uma sequência didática que se utiliza do jogo "Escape Room" com uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental em uma escola pública da rede municipal de São Paulo. A proposta, elaborada de acordo com a perspectiva bakhtiniana de gênero do discurso, objetivou a escrita de textos do tipo narrativo, parte constituinte do jogo. A análise das produções textuais resultantes evidencia a falta de conhecimento de recursos coesivos na escrita, que é o foco do trabalho do professor nas aulas de língua portuguesa. Como procedimento metodológico opta-se pela pesquisa-ação, a partir das ideias de Thiollent (1986). Além disso, apresentam-se as contribuições teóricas sobre os gêneros do discurso de Voloshinov (2018) e Bakhtin (2016), os pressupostos teóricos sobre a leitura e letramentos de Petit (2008), Colomer (2007), Dussel (2009), Rezende (2018), Butlen (2015), Rojo (2005) e Bazerman (2011); a definição de jogos, games e gamificação pelas pesquisas de Huizinga (2000), Santaella et al. (2018), Salen e Zimmerman (2012), Nicholson (2015), Kaap (2012) e Jull (2019) e o estudo da estrutura da narrativa de Gancho (2002) e Adam (1997).

Autoria: Gisele Soares da Silva

Orientadora: Profª. Drª. Neide Luzia de Rezende

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O narrador e as memórias de crescimento: quando os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II se tornam protagonistas de suas histórias

Resumo: Esta dissertação tem por objetivo a investigação a respeito de como o trabalho com a produção escrita de relatos pessoais, motivada pela leitura de textos literários, pode favorecer o desenvolvimento das habilidades escritoras de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II e também expor a função humanizadora que a leitura literária e a escrita podem exercer na escola. Serão apresentados, aqui, alguns dos caminhos percorridos pelos educandos no processo de reconhecimento de elementos que fortalecem a construção de identidades e reafirmam sua existência social. Para tanto, recorreu-se à leitura do livro Os da minha rua, do escritor angolano Ondjaki, cujos contos, embora retratem uma esfera sociocultural diferente daquela em que vivem esses mesmos educandos, permitem, por meio da linguagem e das experiências vividas pelos personagens, o estabelecimento de possíveis convergências. As ações metodológicas que viabilizam este estudo estão apresentadas em uma sequência didática dividida em cinco fases. As três primeiras contemplam os métodos de apresentação dos textos literários aos alunos; a produção de relatos de memórias, motivada pela leitura desses mesmos textos e as atividades de entrevista com outros alunos e familiares dos estudantes em questão. As duas últimas etapas referem-se à análise dos dados obtidos com os procedimentos de entrevista, à aplicação de propostas de interação e aos procedimentos de exposição dos textos dos alunos. O resultado desta investigação apresenta dois aspectos complementares, dos quais o primeiro está relacionado ao efetivo reconhecimento da função de autor e à promoção da figura do aluno-narrador, que, por meio da escrita de si em relatos de memórias, compartilha histórias pessoais. O segundo aspecto está ligado à compreensão de que o recurso a atividades que promovem a leitura literária facilita o desenvolvimento de aspectos afetivos e colabora na humanização nas relações escolares.

Autoria: Adriana Aparecida Moreira Carvalho Galvão

Orientador: Prof. Dr. Emerson da Cruz Inácio

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O conto maravilhoso de Colasanti: atividades de leitura e escrita em uma abordagem dialógica

Resumo: Michaelis (2019) define fome como "uma situação de escassez dos víveres; indigência, miséria, penúria, escassez de alimento, desejo ou necessidade urgente". Há uma grande e opressora 'fome' em nosso meio educacional: a falta de qualidade do ensino público e as dificuldades diárias refletem diretamente em limitações de nossa sociedade. O que falta? A própria fome. Fome de saber. Fome de ensinar. Fome de fazer. Fome de mudar. Fome de Ser. Nessa perspectiva, o trabalho aqui descrito parte da preocupação em ampliar o letramento de nossos alunos, despertando o interesse pelas leituras literárias e buscando aperfeiçoar a competência leitora e escritora dos estudantes, numa abordagem dialógica. O trabalho com o texto dentro das aulas de Língua Portuguesa é primordial. É a partir do empowerment throught literacy 'empoderamento' através do letramento defendido por Kleiman (2004)- que veremos de fato uma transformação de ordem social. A sequência de atividades que experimentamos em sala de aula, iniciou-se com leituras realizadas em uma sala de Sexto Ano do Ensino Fundamental - Anos Finais. Tivemos como base três contos maravilhosos da autora Marina Colasanti. O enredo inventivo e lúdico dos contos "Hora de Comer", "De nome Filhote" e "E eram tão pequenas", além de despertar o interesse dos jovens alunos, permitiu, também, estabelecer um paralelo entre os fatos reais e os fatos ficcionais presentes exclusivamente no universo literário. Após a leitura, ocorreu a produção textual pelos alunos, em duas versões, retomando as características do gênero estudado. Esperávamos que nossos alunos conseguissem apresentar em seus textos marcas de subjetividade e autoria, além da coerência e da coesão essenciais para um bom texto. Fundamentaram esta pesquisa BAKHTIN (2006), KLEIMAN (2004), MARCHUSCHI (2008), FRANCHI (2006), TODOROV (2010), entre outros. Observamos que, apesar de nem todos os alunos conseguirem produzir contos maravilhosos, muitos chegaram perto disso e criaram estruturas narrativas adequadas para sua série. Ademais, alguns textos apresentaram criatividade e potencial significativos.

Autoria: Marina Cristiane Archangelo

Orientadora: Profª. Drª. Norma Seltzer Goldstein

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Os documentários nas aulas de Língua Portuguesa: uma proposta de trabalho para a produção e análise de textos multimodais

Resumo: Ler e escrever constituem-se a base do processo formativo das aulas de Língua Portuguesa. No entanto, tendo em vista profusão quantitativa e qualitativa dos diferentes tipos de textos aos quais os alunos podem ter acesso na atualidade, a leitura e a produção de textos nas aulas de Língua Portuguesa encontram os desafios constantes de adaptabilidade, contextualização e ressignificação crítica. Sendo assim, a presente pesquisa tem por proposta a produção e análise de documentários escolares, por meio do ensino-aprendizagem de gêneros textuais multimodais, no intuito de favorecer o multiletramento (COPE, KALANTIZIS, 2013 [1996], ROJO, 2013, 2015). Por objetivos específicos, intentamos desenvolver nos alunos as competências voltadas à produção de narrativas e à argumentação no gênero documentário, bem como propiciar que observem o continuum entre oralidade e a escrita na interface com a mídia digital, na produção do gênero proposto. O embasamento teórico faz-se a partir da concepção de texto de Marcuschi (2008), e do conceito de letramento com enfoque na natureza social da leitura e da escrita (SOARES, 2002; STREET, 2014). A pesquisa, realizada em contexto da sala de aula de Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal de Campinas, São Paulo, insere-se no Programa Nacional de Mestrado Profissional em Letras, Profletras, e tem por metodologia a pesquisa-ação, proposta por Tripp (2005), Zeichner e Diniz-Pereira (2008), na qual o professor realiza uma intervenção de cunho teórico e prático, neste caso, um projeto interdisciplinar. Durante o desenvolvimento do projeto, os alunos foram orientados a abordar, em equipes, algum aspecto do tema: "Nossa escola, histórias de ontem e hoje" e documentar suas descobertas em vídeo, produzindo os documentários escolares. Como corpora para análise, observamos a produção discente nas etapas de elaboração de documentário (PUCCINI, 2012) na "pesquisa", no "relatório da entrevista", na elaboração escrita de um "roteiro para documentário" e na produção final de quatro documentários escolares. Por meio da tríade probatória fundamental proposta por Aristóteles e revisitada por Nichols (2016, p.99), analisamos a composição da argumentação nos documentários discentes e observamos a construção interligada do logos, pathos e ethos para a construção de efeitos "convincentes", "comoventes" e "críveis" no processo criativo de autoria. Tais estratégias colaboraram para a formação do ethos de "aluno-pesquisador" e "aluno-protagonista". Dessa forma, a utilização de mídia digital possibilitou o trabalho com diferentes linguagens e coloca-se como desafio contemporâneo para professores e alunos nas aulas de Língua Portuguesa.

Autoria: Gisane Márcia Carvalho Dinnouti

Orientadora: Profª. Drª. Zilda Gaspar Oliveira de Aquino

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Narrativas e (Re)significações: uma via de humanização escolar

Resumo: O presente estudo tenciona perseguir e adaptar uma específica via metodológica, o LabLei, para o trato com o texto artístico literário narrativo na sala de aula, lançando bases para uma tentativa de implementação de um movimento de humanização no ambiente escolar. Por uma perspectiva mais objetiva, tenciona-se alargar os horizontes humanísticos dos alunos envolvidos através da realização de uma intervenção pedagógica que, além de um mero exercício intelectual, promova uma possibilidade de reflexão através do texto não como objeto escolarizado, mas como objeto artístico, em torno de questões humanas em suas dimensões afetivas, intelectivas e volitivas, contribuindo para o autoconhecimento e o conhecimento do outro. Ao final de todo um percurso pedagógico e reflexivo, pôde-se constatar que o uso da leitura literária de textos narrativos é eficaz para o trato com a humanização em suas perspectivas relativas à significação e/ou simbolização, memória, empatia, fruição, abertura valorativa, empoderamento, legitimação, etc. Em termos gerais, o presente estudo trata da investigação e estabelecimento de uma via, dentre muitas outras, para o tão necessário movimento de humanização da instituição escolar.

Autoria: Luciana de Paula

Orientadora: Profª. Drª. Maria Zilda da Cunha

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