Ingressantes em 2022

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O estudo lexical no artigo de opinião: uma reflexão sobre as atividades propostas no Caderno da Cidade

Resumo: O estudo lexical desempenha um papel fundamental na educação básica, especialmente quando se refere ao uso das palavras e suas combinações (BIDERMAN, 2005; LEFFA, 2000; ANTUNES, 2012). Uma maneira de refletir sobre o ensino do léxico nas aulas de língua portuguesa é analisar os materiais didáticos (BEZERRA; DIONÍSIO, 2003; CRUZ, 2016) disponíveis e utilizados no contexto escolar como ferramenta que impulsiona o enriquecimento vocabular do indivíduo. Pensando nisso, este estudo se propõe a analisar as atividades propostas no Caderno da Cidade - saberes e aprendizagens do 8.º e do 9.º ano, considerando o estudo lexical (BIDERMAN, 1998) como fundamental para a compreensão de textos (MARCUSCHI, 2011; KOCH; ELIAS, 2011). A análise empreendida averiguou as atividades referentes a um dos gêneros textuais da ordem do argumentar: o artigo de opinião. É por meio do texto que os estudantes podem desenvolver suas habilidades de leitura crítica, interpretação de texto e argumentação, por isso buscou-se verificar o papel da inferência do significado lexical no material em análise, refletindo sobre a importância desse processo cognitivo na compreensão textual (KOCH, 1993; MARCUSCHI, 1999; FERREIRA; DIAS, 2004; LISKA, 2012). Visou, ainda, a verificar se a consulta a dicionários é incentivada por atividades do material didático e como são as indicações de uso. Além da análise, é sugerida a ampliação e/ou substituição das atividades propostas no material em questão, com ênfase no estudo lexical como facilitador da compreensão de texto (KLEIMAN, 1987; GIL, 2016). A análise do material didático e as sugestões de atividades demonstraram como a ênfase no estudo das escolhas lexicais e o uso habitual do dicionário no contexto escolar podem promover a ampliação do repertório lexical dos estudantes, contribuindo para a aquisição de vocabulário e para o desenvolvimento de uma leitura mais crítica, fluente e autônoma por parte dos estudantes.

AutoriaNatália Avilla Andrade

Orientadora: Profª. Drª. Mariângela de Araújo

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Letramentos literários para alunos do nono ano: proposta de atividades dialógicas e produção de diário de leitura com a obra Terra sonâmbula, de Mia Couto

Resumo: O trabalho com o texto literário não é uma prática recorrente nos anos finais do ensino fundamental, visto que o foco a tal âmbito do estudo de língua portuguesa é dado somente nas séries subsequentes. Assumindo a visão de literatura como um direito humano essencial - defendida por Cândido (2004) - surge o tema de pesquisa desenvolvido - uma proposta de atividades dialógicas voltadas à formação de leitores literários no nono ano do ensino fundamental, baseada nos estudos de letramentos literários de Rildo Cosson (2014), Mirian Zappone (2008), Neves e Bunzen Júnior (2021) e Amorim et al. (2022). A partir desse pressuposto fez-se necessário investigar as definições de letramentos em geral até, especificamente, os literários e a sua inserção nos documentos normativos vigentes, a inclusão da literatura africana no currículo - garantida pela lei 10.639/2003 e ainda pouco implementada - e refletir a respeito da definição de dialogismo e gêneros do discurso propostas por Bakhtin (2016), e do gênero diário de leitura - arcabouço das pesquisas de Machado (1998), Rouxel (2014) e Souza (2020). O ponto de partida para o corpus dessa dissertação foi a leitura crítica - pelos estudantes - da obra Terra sonâmbula, do autor moçambicano Mia Couto, em diálogo com outros textos de mesma temática. O objetivo deste trabalho foi desenvolver atividades - baseadas na sequência didática proposta por Dolz e Schneuwly (2004) e nas propostas de diário de leitura de Ana Rachel Machado (1998) - para incentivar o gosto pela leitura literária em sala de aula, bem como para aproximar alunos e obra ficcional, uma vez que tal livro apresenta um relato de vida próximo àquele vivido pela comunidade escolar. O processo de produção teve como foco a leitura crítica das duas histórias paralelas e complementares: a sobrevivência de Muidinga e Tuahir e os Cadernos de Kindzu, presentes na leitura utilizada como base para o estudo, para culminar com a confecção dos Diários de leitura 9A, escritos pelos discentes a partir das vivências e da inserção deles na leitura. A finalização do projeto foi a tarde de autógrafos dos livros impressos, a entrega deles aos responsáveis pelos discentes e a distribuição do PDF da produção aos amigos e familiares. Tais atividades e produções são o corpus para análise de todo processo de letramentos literários e de aquisição das habilidades propostas pela BNCC a partir de atividades dialógicas.

Autoria: Renata Feitosa Silva

Orientadora: Prof°. Dr°. Manoel Mourivaldo Santiago Almeida

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A reescrita na construção da competência escritora: o substantivo, as expressões nominais e o pronome na referenciação em lendas indígenas produzidas por alunos do 4º ano do Ensino

Resumo: O estudo linguístico deve estimular e direcionar o aluno a refletir sobre a língua dentro dos enunciados concretos, orais, escritos ou multimodais, permitindo que o educando perceba a funcionalidade e o uso dos elementos linguísticos como recursos para a comunicação. Esta pesquisa apresenta o desenvolvimento de uma sequência de atividades, baseada em Dolz e Schneuwly (2004), contendo as etapas de produção escrita do gênero textual lendas indígenas realizadas pelos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de utilizar a reescrita, uma dessas etapas de produção, e a sistematização dos conhecimentos linguísticos produzidos por ela como material de estudo para a gramática contextualizada. No processo de reescrita, voltaremos nosso foco para a percepção e compreensão da função dos substantivos, das expressões nominais e dos pronomes na construção da referenciação, solucionando o problema da repetição de palavras que, em alguns casos, provocam prejuízo à continuidade textual e que é recorrente nas produções dos estudantes. Além disso, serão analisados os contextos que motivaram as escolhas e, consequentemente, as substituições realizadas pelos educandos. Os pronomes serão analisados a partir da substituição gramatical (retomada por pronomes) e os substantivos e expressões nominais serão analisados a partir da substituição lexical (retomada por sinônimo, hiperônimos e hipônimos). Na análise dessa pesquisa serão apresentadas informações referentes às estratégias de correção (indicativa, resolutiva, classificatória e interativa), que interferem no processo de reescrita, assim como as estratégias que caracterizam o próprio processo de reescrita (acréscimo, supressão, substituição e deslocamento). O corpus desta pesquisa será constituído pelas produções escritas de estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental da EPG Anselmo Duarte (Escola da Prefeitura de Guarulhos Anselmo Duarte). As produções dos alunos serão utilizadas, portanto, como material de estudo na aquisição de conhecimentos linguísticos e extralinguísticos. Para a realização deste trabalho, foram utilizadas as concepções de texto de (Antunes, 2017); linguística textual (Marcuschi, 2012); gramática contextualizada (Antunes, 2014); gramática (Possenti, 2012); sequência didática e gêneros textuais (Dolz e Schneuwly, 2004); coesão e coerência (Fávero, 1991; Antunes, 2005; Marcuschi, 2012; Koch, 2001); referenciação (Cavalcante, 2013) e reescrita (Jesus, 2001; Ruiz, 2020; Fabre, 2014). Com a realização desta pesquisa pretende-se apresentar uma proposta para os professores em sala de aula que sentem dificuldades na elaboração de um estudo reflexivo sobre a língua, em que os educandos consigam compreender o uso dos elementos linguísticos em suas produções. O trabalho com a reescrita coletiva possibilita ao aluno refletir, compreender e utilizar elementos linguísticos textuais que desenvolvam sua habilidade escritora.

AutoriaSilvana Ferreira Dias Barros

Orientadora: Profª. Drª. Beatriz Daruj Gil

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