Ingressantes em 2019

Ingressantes em 2019

Argumentação em comentários on-line: uma proposta de escrita para o 9º ano

Resumo: A atividade de produção escrita nas aulas de português tem se transformado com as novas práticas digitais. Nesta dissertação, partimos da concepção teórico-metodológica de Bakhtin (2019) e o Círculo (VOLÓCHINOV, 2018), que definem os gêneros do discurso como "tipos relativamente estáveis de enunciado" que devem ser entendidos dentro de um contexto enunciativo-discursivo; tomou-se, como fundamentação, os conceitos de tecnogêneros e de comentário de Paveau (2015, 2017). A autora define tecnogêneros como textos oriundos de ambientes on-line que possuem tecnologias tecnolinguageiras, e o comentário como um texto produzido em ambientes digitais em espaços materialmente dedicados. Ao relacionar as teorias dos gêneros discursivos com os gêneros nativos digitais, retomamos a posição de Rojo (2012; 2013; 2019), que articula as práticas de linguagem com o funcionamento das esferas digitais, de modo a intervir nas propostas didáticas. A composição da proposta partiu da leitura de uma reportagem como texto norteador para a produção de comentários on-line (em Google Docs), realizados, simultaneamente, por três turmas do 9º ano durante uma semana do mês de setembro de 2019, momento dos incêndios ocorridos na Amazônia e no Pantanal. A importância da escolha do gênero comentário on-line se deve pelo posicionamento que assume o comentador diante do texto-fonte, um procedimento dialógico. Nesse espaço discursivo, é possível recuperar o modo como os alunos retomam o texto-fonte e assumem um ponto de vista, expressando a relação ativa entre enunciados (VOLÓCHINOV, 2018). Para compor o corpus desta dissertação, selecionamos 24 de 57 comentários escritos por alunos que participaram de, pelo menos, três das cinco aulas em que as atividades foram desenvolvidas, os quais retomam o texto-fonte e apresentam marcas enunciativas que colaborem para o desenvolvimento e defesa de um ponto de vista. Os resultados obtidos apontam que os comentadores assumem um posicionamento diante do texto-fonte, utilizando-se de um procedimento dialógico, retomando-o por meio de citações e paráfrases, e usando estratégias argumentativas. Diante disso, assinalamos a importância da abordagem de tecnogêneros nas aulas de língua portuguesa, numa perspectiva de trabalho que considere as particularidades dos gêneros nativos digitais, de modo a contemplar, na escola, as práticas linguísticas contemporâneas.

Autoria: Jéssica de Lima Mosca 

Orientadora: Profª. Drª. Maria Inês Batista Campos

A tecnologia digital no ensino de língua portuguesa: proposta didática de produção de curtas-metragens a partir de canções

Resumo: Este trabalho de pesquisa consiste no desenvolvimento de uma proposta didática para a criação de curtas-metragens, a partir de canções do cantor e compositor brasileiro, Adoniran Barbosa. Foi desenvolvido com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, na EMEB Jorge Bierrenbach de Castro, no município de Valinhos, interior de São Paulo. Justifica-se pela necessidade de inserir, nas aulas de Língua Portuguesa, práticas linguísticas mais próximas do cotidiano dos jovens. Essa necessidade é apontada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), responsável por oferecer diretrizes ao ensino, no país. A abordagem dada ao gênero canção, aos roteiros para a produção audiovisual e aos curtas-metragens, produzidos pelos alunos, fundamenta-se na teoria dos gêneros do discurso, proposta pelos teóricos russos do Círculo de Bakhtin. Já a proposta didática apresentada está fundamentada nas teorias sócio-históricas de Vygotsky e na relação entre a leitura e o mundo, disseminada por Paulo Freire. Na esteira desses autores, que consideram a mediação e a interação no fazer pedagógico como fundamentais para a constituição dos processos educativos, a professora-pesquisadora desenvolveu sua proposta de intervenção pedagógica. O objetivo da pesquisa foi investigar de que forma a produção de curtas-metragens, a partir de canções, pode possibilitar a autoria e o protagonismo digital, nos alunos do 9º ano do ensino fundamental. Como resultados da pesquisa e da intervenção pedagógica, tivemos os roteiros e vídeos produzidos pelos alunos, tendo como mote as canções de Adoniran Barbosa. Os materiais apresentados ao final do trabalho constituem-se de produtos autorais, desenvolvidos a partir do trabalho em grupos, em situações que promoveram o exercício do protagonismo. Diante disso, os resultados da pesquisa assinalam a necessidade e a importância da inserção dos gêneros digitais no ensino de Língua Portuguesa, numa perspectiva de trabalho com a multimodalidade, multissemiose e os multiletramentos, de modo a contemplar, na escola, as práticas linguísticas contemporâneas, cada vez mais mediadas pelas tecnologias.

Autoria: Regislene Dias de Almeida

Orientadora: Profª. Drª. Maria Helena da Nóbrega

Autoria na escrita colaborativa de alunos concluintes do Ensino Fundamental

Resumo: A necessidade de ensinar o aluno a posicionar-se de maneira fundamentada e acessível diante do mundo motivou este trabalho. Trata-se de reflexão sobre uma proposta de atividades aplicada ao 9º ano do Ensino Fundamental, trabalhando o gênero artigo de opinião e articulada a um projeto mais abrangente, o Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA), requisito para a conclusão do Ciclo Autoral (7º a 9º ano). Esta é uma possível resposta ao problema da pesquisa, que buscava alternativas para contribuir com o aprendizado da escrita colaborativa, com o intuito de oferecer aos alunos uma oportunidade de vivenciar a agência no processo de construção da autoria. Os pressupostos teóricos para a análise vieram de Miller (2012), Bazerman (2006, 2007, 2009), Maingueneau (2010), Possenti (2001, 2002, 2013) e Bezerra (2011, 2017). O trabalho de Maingueneau (2010) possibilitou identificar um ponto de partida para a abordagem do conceito de autoria, buscando uma relação com a sala de aula. Para a metodologia e a elaboração das atividades, partiu-se das contribuições de Bazerman (2006, 2007, 2009), Torres e Irala (2015) e Torres, Alcantara e Irala (2004). Para a análise dos indícios de autoria, as bases foram reflexões de Possenti (2001, 2002, 2013) e as categorias descritas por Mendonça (2016) e Fiad (2008). O corpus da pesquisa são os artigos de opinião escritos pelos alunos como parte dos trabalhos desenvolvidos no TCA, que envolveu outros gêneros: memorial (História), entrevista (Geografia), gráfico (Matemática), história em quadrinhos no livro 3-D (Artes), roteiro de vídeo (Redação) e vídeo (Informática), configurando uma cadeia de gêneros (BEZERRA, 2011). O livro 3-D foi particularmente importante para a inclusão dos alunos com necessidades especiais, que partiram desse suporte para criar seus vídeos, produto final. Como o corpus de análise foi produzido por indivíduos em formação, a autoria será analisada em seu processo de desenvolvimento. A análise ocorreu com base em categorias definidas quanto à presença e à identificação das vozes, ao uso das informações e ao grau de envolvimento na escrita, aliadas às questões de coerência relativas a continuidade, progressão, não contradição e articulação, que tiveram como base os estudos de Cavalcante (2020). Este trabalho apresenta a proposta de atividades em etapas, tendo como objeto de análise a autoria em desenvolvimento nessas produções, seguindo o entendimento de Possenti (2001, 2002, 2013). Após as análises, foi possível constatar que o trabalho coletivo permite o desenvolvimento da autoria, bem como o posicionamento diante do outro.

Autoria: Juliana Maria Mendes

Orientadora: Profª. Drª. Ana Elvira Luciano Gebara

A produção da narrativa transmídia no ensino de língua portuguesa para o nono ano

Resumo: O ensino sobre a cultura digital e as novas mídias é necessário para o exercício pleno da cidadania, necessidade corroborada nos documentos oficiais que preconizam os conteúdos mínimos que os estudantes devem aprender, como o Currículo da Cidade de São Paulo e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A aplicação pedagógica da Narrativa Transmídia é uma maneira de integrar esses conhecimentos sobre a cultura digital e as novas mídias, de modo significativo, ao ensino de língua portuguesa. A Narrativa Transmídia, segundo Jenkins (2009), é uma história contada por meio de várias mídias e plataformas, de modo que cada uma apresente determinada parte da história. O objetivo geral desta pesquisa é desenvolver um conjunto de atividades para a composição da estrutura de uma Narrativa Transmídia para ser usada em diferentes contextos e para a abordagem de variados temas no ensino de língua portuguesa, com vistas à formação de cidadãos críticos. Por meio da ação pedagógica que resultou na Narrativa Transmídia produzida por estudantes de uma turma de nono ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Luís Carlos Prestes, na cidade de São Paulo, SP, e com o uso da metodologia de pesquisa-ação, procedeu-se à análise da participação dos alunos durante o processo e dos aspectos textuais-discursivos, linguísticos (verbais e multimodais) e digitais da Narrativa Transmídia produzida. A fundamentação teórico-metodológica ancora-se no conceito de Multiletramentos proposto pelo New London Group (1996), defendido por Rojo e Moura (2012), e nas competências que integram os letramentos transmídia, propostos por Scolari (2018). Os conceitos acerca da tipologia textual narrativa têm como base Adam (2019), autor que fundamenta as análises textuais-discursivas juntamente com os estudos do Círculo de Bakhtin (2016), também abordados por Faraco (2009). Os conceitos de protagonismo juvenil são baseados em Costa (2000; 2007) e Ezcámez e Gil (2003) e se relacionam ao conceito de autoria proposto por Possenti (2002). A relação entre a produção de uma Narrativa Transmídia e a educação é abordada também com base nos estudos de Bruner (1991; 1997; 2014) e Almeida e Valente (2012; 2014). Os resultados indicam que a aplicação pedagógica da Narrativa Transmídia no nono ano do Ensino Fundamental II, além de atender aos preceitos da BNCC, constitui uma ação eficaz para o desenvolvimento de habilidades relacionadas aos Multiletramentos, bem como ao ensino de língua portuguesa, integrando atividades de escrita e leitura de textos multimodais. A criação e produção coletiva e colaborativa da Narrativa Transmídia possibilita também motivação e participação dos estudantes - que se tornam protagonistas de seu aprendizado e autores de suas próprias histórias. Os resultados dos trabalhos podem ser observados no link: https://tinyurl.com/pxzbdaa8 e o resumo em vídeo pode ser acessado em: https://tinyurl.com/yrkdsfej.

Autoria: Barbara Falcão

Orientadora: Profª. Drª. Ana Lúcia Tinoco Cabral

Produção de anúncio publicitário institucional no Ensino Fundamental: argumentação, persuasão e interação

Resumo: Não é de hoje que a formação de alunos críticos e autônomos tem sido uma meta insistentemente perseguida na conquista de uma Educação de qualidade. Buscando contribuir com esse intento, a metodologia do presente trabalho estrutura-se em uma pesquisa-ação para investigar e aprimorar a capacidade argumentativa/persuasiva de alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais da rede pública paulista. Tendo como propósito a formação de alunos reflexivos e atuantes na comunidade em que estão inseridos, uma sequência de atividades foi aplicada em duas turmas de estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental da E. E. Euclides da Cunha. Organizadas com foco em práticas de compreensão e de produção de anúncios publicitários institucionais, as situações de aprendizagem tiveram como propósito a identificação e apropriação de mecanismos linguísticos de convencimento com o intuito de produzir uma campanha para arrecadação lacres e tampinhas a um asilo da cidade. Em consonância com os documentos oficiais, nosso estudo enfatiza o necessário trabalho com os gêneros nos campos jornalístico-midiático e de atuação na vida pública, uma vez que a BNCC (2017) os considera "privilegiados, com foco em estratégias linguístico-discursivas e semióticas voltadas para a argumentação e persuasão". O aporte teórico, dentre outros, fundamenta-se na concepção de gêneros discursivos em Bakhtin (2016) que os define como "tipos relativamente estáveis de enunciados". A dimensão verbo-visual fundamenta-se em Brait (2010) ao se referir a ela como forma de "constituição de sujeitos e identidades" e em Discini (2005) sobre o conceito de texto sincrético. A argumentação e a persuasão são apresentadas com base em Citelli (2012, 2016) como elemento "colado ao discurso como a pele ao corpo"; em Fiorin (2015) quando afirma que "todo discurso tem uma dimensão argumentativa" e em Amossy (2018) ao abordar a "concepção de um continuum que apresenta modalidades argumentativas diversas". Em nosso trabalho, a interação discursiva é entendida, sob a perspectiva bakhtiniana, como um acontecimento social "que ocorre por meio de um ou de vários enunciados". Os expedientes persuasivos relacionados à intertextualidade e à interdiscursividade estão fundamentados em Fiorin (2006) e Koch (2011). A produção textual, apoiada em procedimentos epilinguísticos, retoma Goldstein et alii (2009) e Franchi (2006). Dentre os 52 alunos que participaram de todas as etapas, selecionamos oito produções discentes para a análise, sendo quatro versões iniciais e quatro finais. Os resultados obtidos apontam o engajamento dos alunos ao se posicionarem como protagonistas na campanha em prol do asilo. Em relação às produções textuais, é notável a melhoria na compreensão e na assimilação de estratégias de convencimento na produção discente.

Autoria: Adriano Donizeti Domingos do Nascimento

Orientadora: Profª. Drª. Norma Seltzer Goldstein

Resenha crítica de canções: análise da escolha lexical como estratégia argumentativa

Resumo: Esta pesquisa tem o objetivo de apresentar como proposta didática a produção de uma resenha crítica de canções, em Língua Portuguesa, para o 8º ano do ensino fundamental, valendo-se da análise da escolha lexical como estratégia argumentativa, além de analisar os resultados das produções textuais escritas pelos alunos. A partir de um projeto de rádio na escola onde esta pesquisa foi aplicada, objetiva-se aproximar as atividades da vida escolar com o ensino de língua portuguesa, tornando-o contextualizado e significativo. A opção por trabalhar em sala de aula com o gênero resenha crítica de canções possibilitou aos estudantes dialogarem entre si e argumentarem acerca de suas preferências musicais, além de serem apresentados a algumas canções reconhecidas no cânone brasileiro. Os aportes teóricos para este trabalho centram-se nas contribuições sobre a concepção de língua como atividade social (CASTILHO, 1994); sobre os gêneros como organizadores da atividade discursiva (BAKHTIN, 2011); e sobre os elementos que compõem uma resenha crítica (ANDRADE, 2006); (MACHADO; LOUSADA; ABREU-TARDELLI, 2004); (MOTTA-ROTH; HEDGES, (2010). Em relação ao trabalho em sala de aula, recorremos a Antunes (2009; 2012) para orientar o ensino do léxico, a Koch e Elias (2012) para o ensino do texto, e a Dolz; Noverraz; Schnuewly (2004) para a organização modular da sequência de atividades. Espera-se que os alunos participantes desta pesquisa estejam aptos a analisar as relações de sentido presentes em letras de canções, a relacioná-las aos seus aspectos multimodais e a empregar adequadamente o léxico, a fim de produzir uma resenha crítica de canções.

Autoria: Rubens Pereira da Silva Alves

Orientadora: Profª. Drª. Elis de Almeida Cardoso Caretta