Gramática, Variação e Ensino

Disciplina FLC6195 
Gramática, Variação e Ensino

Área de Concentração: 8162

Criação: 30/04/2013

Ativação: 01/05/2013

Nr. de Créditos: 3

Carga Horária:

Teórica

(por semana)

Prática

(por semana)

Estudos

(por semana)

Duração Total
1 1 1 15 semanas 45 horas

Docentes Responsáveis:

Elis de Almeida Cardoso Caretta

Sheila Vieira de Camargo Grillo

Objetivos:

Espera-se que os estudantes possam: Avaliar gramáticas pedagógicas, fazendo análise epilinguística e metalinguística e considerando os fenômenos gramaticais mais produtivos e mais complexos na ampliação da competência comunicativa dos alunos na escuta, na leitura e na produção de textos orais e escritos; Fazer propostas metodológicas para elaboração de material didático.

Justificativa:

A disciplina Gramática, variação e ensino pertence às Disciplinas Obrigatórias e tem como finalidade garantir a formação básica para todos os alunos envolvidos, considerando os fenômenos gramaticais na ampliação da competência comunicativa dos alunos na escuta, na leitura e na produção de textos orais e escritos.

Conteúdo:

Avaliação de gramáticas pedagógicas. Análise epilinguística e metalinguística considerando os fenômenos gramaticais mais produtivos e mais complexos na ampliação da competência comunicativa dos alunos na escuta, na leitura e na produção de textos orais e escritos. Proposições metodológicas para elaboração de material didático.

Forma de Avaliação:

Apresentação de seminário. Apresentação de monografia final.

Observação:

 

Bibliografia:

AZEREDO, J. C. Iniciação à sintaxe do Português. Rio de Janeiro: Zahar, 1992. 
BECHARA, Evanildo. Ensino da Gramática. Opressão? Liberdade? São Paulo: Ática, 2005. 
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BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Nós cheguemo na escola: e agora? São Paulo: Parábola, 2005. 
CAMARA JR. Joaquim Mattoso. Estrutura da língua portuguesa. Petrópolis: Vozes, 1970. 
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CASTILHO, Ataliba Teixeira de Castilho. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2010. 
FERRAREZI JÚNIOR, Celso. Semântica para a educação básica. São Paulo: Parábola, 2008. 
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