Fonologia, Variação e Ensino

Disciplina FLC6193 
Fonologia, Variação e Ensino

Área de Concentração: 8162

Criação: 03/12/2014

Ativação: 04/12/2014

Nr. de Créditos: 3

Carga Horária:

Teórica

(por semana)

Prática

(por semana)

Estudos

(por semana)

Duração Total
1 1 1 15 semanas 45 horas

Docentes Responsáveis:

Rosane de Sa Amado

Manoel Mourivaldo Santiago Almeida

Objetivos:

Espera-se que os estudantes possam: a) Rever os conceitos fundamentais de estudos fonético-fonológicos, com ênfase na realidade da escrita e da oralidade de alunos do Ensino Fundamental; b) Retomar os subsídios teóricos para explicar processos fonológicos que envolvam os usos linguísticos nas modalidades falada e escrita; c) Analisar proposições metodológicas para elaboração de material didático.

Justificativa:

A disciplina Fonologia, Variação e Ensino pertence às Disciplinas Obrigatórias e tem como finalidade garantir subsídios teóricos dos processos fonológicos para todos os alunos envolvidos, para proposições metodológicas para elaboração de material didático de língua portuguesa.

Conteúdo:

Revisão dos conceitos fundamentais para os estudos fonético-fonológicos. Estudo de processos fonológicos com ênfase na realidade da escrita e da oralidade de alunos do Ensino Fundamental. Subsídios teóricos para explicar processos fonológicos que envolvam os usos linguísticos nas modalidades falada e escrita. Proposições metodológicas para elaboração de material didático.

Forma de Avaliação:

Apresentação de seminário. Apresentação de monografia final.

Observação:

 

Bibliografia:

ALVARENGA, Daniel et al. Da forma sonora da fala à forma gráfica da escrita: uma análise linguística do processo de alfabetização. Cadernos de Estudos Linguísticos, 16, p. 5-30, 1989. 
______. Análise de variações ortográficas. Revista Presença Pedagógica. Belo Horizonte: Dimensão. Ano 1, Número 2, 1995. 
BISOL, Leda; COLLISCHONN, Gisela. Português do sul do Brasil: variação fonológia. Porto Alegre; EDIPUCRS, 2010. 
BRAGA, Maria Luíza; MOLLICA, Maria Cecília. Introduçào à sociolinguística: o tratamento da variação. São Paulo; Contexto, 2011. 
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 1989. 
CALLOU, Dinah; LEITE, Yonne. Iniciação à fonética e à fonologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1990. 
CAMARA JR. Joaquim Mattoso. Estrutura da Língua Portuguesa. Petrópolis: Vozes, 1970. 
CASTILHO, Ataliba T. de; ELIAS, Vanda Maria. Pequena gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2012. 
FARACO, Carlos Alberto. Escrita e Alfabetização. São Paulo: Contexto, 1994. 
HORA, Dermeval da. Estudos sociolinguísticos: perfil de uma comunidade. Santa Maria; Pallotti, 2004. 
LABOV, William. Padrões sociolinguísticos. São Paulo: Parábola, 2008. 
LEMLE, Miriam. Guia teórico do alfabetizador. São Paulo: Ática, 1987. 
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MOLLICA, Maria Cecília. Linguagem para formação em Letras, Educação e Fonoaudiologia. São Paulo: Contexto, 2009. 
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POSSENTI, Sírio. Questões de linguagem: passeio gramatical dirigido. São Paulo: Parábola, 2011. 
SILVA, Ademar. Alfabetização: a escrita espontânea. São Paulo; Contexto, 1989. 
SILVA, Taïs Cristófaro. Fonética e fonologia do Português: roteiro de estudos e guia de exercícios. São Paulo: Contexto. 2002. 
TARALLO, Fernando. A pesquisa sociolinguística. São Paulo: Ática, 1985.