Fonologia, Variação e Ensino
Área de Concentração: 8162
Criação: 03/12/2014
Ativação: 04/12/2014
Nr. de Créditos: 3
Carga Horária:
Teórica (por semana) |
Prática (por semana) |
Estudos (por semana) |
Duração | Total |
---|---|---|---|---|
1 | 1 | 1 | 15 semanas | 45 horas |
Docentes Responsáveis:
Rosane de Sa Amado
Manoel Mourivaldo Santiago Almeida
Objetivos:
Espera-se que os estudantes possam: a) Rever os conceitos fundamentais de estudos fonético-fonológicos, com ênfase na realidade da escrita e da oralidade de alunos do Ensino Fundamental; b) Retomar os subsídios teóricos para explicar processos fonológicos que envolvam os usos linguísticos nas modalidades falada e escrita; c) Analisar proposições metodológicas para elaboração de material didático.
Justificativa:
A disciplina Fonologia, Variação e Ensino pertence às Disciplinas Obrigatórias e tem como finalidade garantir subsídios teóricos dos processos fonológicos para todos os alunos envolvidos, para proposições metodológicas para elaboração de material didático de língua portuguesa.
Conteúdo:
Revisão dos conceitos fundamentais para os estudos fonético-fonológicos. Estudo de processos fonológicos com ênfase na realidade da escrita e da oralidade de alunos do Ensino Fundamental. Subsídios teóricos para explicar processos fonológicos que envolvam os usos linguísticos nas modalidades falada e escrita. Proposições metodológicas para elaboração de material didático.
Forma de Avaliação:
Apresentação de seminário. Apresentação de monografia final.
Observação:
Bibliografia:
ALVARENGA, Daniel et al. Da forma sonora da fala à forma gráfica da escrita: uma análise linguística do processo de alfabetização. Cadernos de Estudos Linguísticos, 16, p. 5-30, 1989.
______. Análise de variações ortográficas. Revista Presença Pedagógica. Belo Horizonte: Dimensão. Ano 1, Número 2, 1995.
BISOL, Leda; COLLISCHONN, Gisela. Português do sul do Brasil: variação fonológia. Porto Alegre; EDIPUCRS, 2010.
BRAGA, Maria Luíza; MOLLICA, Maria Cecília. Introduçào à sociolinguística: o tratamento da variação. São Paulo; Contexto, 2011.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 1989.
CALLOU, Dinah; LEITE, Yonne. Iniciação à fonética e à fonologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1990.
CAMARA JR. Joaquim Mattoso. Estrutura da Língua Portuguesa. Petrópolis: Vozes, 1970.
CASTILHO, Ataliba T. de; ELIAS, Vanda Maria. Pequena gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2012.
FARACO, Carlos Alberto. Escrita e Alfabetização. São Paulo: Contexto, 1994.
HORA, Dermeval da. Estudos sociolinguísticos: perfil de uma comunidade. Santa Maria; Pallotti, 2004.
LABOV, William. Padrões sociolinguísticos. São Paulo: Parábola, 2008.
LEMLE, Miriam. Guia teórico do alfabetizador. São Paulo: Ática, 1987.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.
MOLLICA, Maria Cecília. Linguagem para formação em Letras, Educação e Fonoaudiologia. São Paulo: Contexto, 2009.
______. Da linguagem coloquial à escrita padrão. Rio de Janeiro: 7Letras, 2003.
OLIVEIRA E SILVA, G. M. de; SCHERRE, Maria M. Pereira. Padrões sociolinguísticos: análise de fenômenos variáveis do português falado na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1987.
POSSENTI, Sírio. Questões de linguagem: passeio gramatical dirigido. São Paulo: Parábola, 2011.
SILVA, Ademar. Alfabetização: a escrita espontânea. São Paulo; Contexto, 1989.
SILVA, Taïs Cristófaro. Fonética e fonologia do Português: roteiro de estudos e guia de exercícios. São Paulo: Contexto. 2002.
TARALLO, Fernando. A pesquisa sociolinguística. São Paulo: Ática, 1985.