Texto e Ensino

Disciplina FLC6194 
Texto e Ensino

Área de Concentração: 8162

Criação: 03/12/2014

Ativação: 03/12/2014

Nr. de Créditos: 3

Carga Horária:

Teórica

(por semana)

Prática

(por semana)

Estudos

(por semana)

Duração Total
1 1 1 15 semanas 45 horas

Docentes Responsáveis:

Elis de Almeida Cardoso Caretta

Sheila Vieira de Camargo Grillo

Norma Seltzer Goldstein

Objetivos:

Espera-se que os estudantes possam: Estudar a organização do texto e sua relação com as condições de produção. Plurissemiose e hipertexto na textualização e produção de sentidos; Avaliar o papel do texto nas aulas de Língua Portuguesa. Proposições metodológicas para elaboração de material didático.

Justificativa:

A disciplina tem como finalidade garantir o estudo da organização do texto e sua relação com as condições de produção e avaliar o papel do texto nas aulas de Língua Portuguesa.

Conteúdo:

Estudo da organização do texto e sua relação com as condições de produção. Plurissemiose e hipertexto na textualização e produção de sentidos. Avaliação do papel do texto nas aulas de Língua Portuguesa. Proposições metodológicas para elaboração de material didático.

Forma de Avaliação:

 

Observação:

 

Bibliografia:

ADAM, Jean-Michel. A linguística textual: introdução à análise textual dos discursos. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2011. 
ANTUNES, Irandé. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola, 2010. 
______. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola, 2009. 
BENTES, A.C.; LEITE, M. Q. (Org.). Linguística de texto e análise da conversação: panorama das pesquisas no Brasil. São Paulo: Cortez, 2010. 
CAVALCANTE, Mônica. Os sentidos do texto. São Paulo, Contexto, 2012. 
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: São Paulo: Mercado de Letras, 2004. 
ELIAS, Vanda M. (Org.) Ensino de língua portuguesa: oralidade, escrita, leitura. São Paulo: Contexto, 2011. 
FIDALGO, Sueli e LIBERALI, Fernanda (Org.). Ação Cidadã: por uma formação crítico-inclusiva. Taboão da Serra: UNIER, 2011. 
GUIMARÃES, Elisa. Texto, discurso e ensino. São Paulo: Contexto, 2010. 
KOCH, I. . Introdução à Linguística Textual. São Paulo: Martins Fontes, 2004. 
______. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002. 
______ . A inter-ação pela linguagem. São Paulo, Contexto, 1999. 
______; ELIAS. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006. 
______; ______. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009. 
LESSA, A. ; LIBERALI, F. Critical literacy: a cross-curricular tool-and-result in the teaching-learning activity. Prelo Revista D.E.L.T.A. 
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008. 
PAULIUKONIS, M. A. L. A questão do texto: texto e contexto. In: BRANDÃO, Silvia et al. (Org.). Gramática, descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007. p.237-256. 
PAULIUKONIS, Ma. Aparecida L.; SANTOS, Leonor W. dos (Org.). Estratégias de leitura: texto e leitor. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006. 
SANTOS, Leonor W.; CUBA RICHE, Rosa; TEIXEIRA, Claudia de S. Análise e produção de textos. São Paulo: Contexto, 2012. 
TRAVAGLIA. Luiz Carlos. Gramática e interação. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2009.