Apresentação

O PROFLETRAS constitui programa de pós-graduação stricto sensu em Letras, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação e tem por objetivo capacitar professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no País.

Trata-se, pois, de Programa Nacional, coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e que conta com as instituições de Ensino Superior que integram a Rede Nacional do PROFLETRAS, denominadas Instituições Associadas. A Universidade de São Paulo (USP) é uma delas e nós nos identificamos como PROFLETRAS-USP. Os regimentos a serem seguidos são o indicado para a Rede Nacional, que conta com um Conselho Gestor e uma Coordenação Geral, e o regimento da Pró-Reitoria (PRPG) de Pós-Graduação da USP.

O PROFLETRAS-USP está vinculado ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da USP (DLCV), da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH (vide: http://dlcv.fflch.usp.br/pos_graduacao_dlcv), possui Avaliação CAPES 4 e é coordenado por uma Comissão Coordenadora de Programa (CCP), representado, oficialmente, por um Coordenador.

O curso corresponde a um Mestrado Profissional com duração de quatro (04) semestres letivos e é oferecido a professores atuantes na rede pública municipal ou estadual, voltada ao ensino fundamental II.  A 1ª turma ingressou em agosto de 2013 e defendeu suas Dissertações em agosto de 2015. Estamos em funcionamento com a 4ª turma.

O processo de inscrição e seleção para ingresso é feito pela COMPERVE, e as informações podem ser localizadas no site (www.comperve.ufrn.br). A seleção ocorre uma vez ao ano.

Os alunos do PROFLETRAS deverão cumprir 2 (duas) disciplinas de fundamentação, 5 (cinco) disciplinas obrigatórias e 3 (três) optativas, perfazendo o total de 10 (dez) disciplinas. Ao final de um ano, passam por um Exame de Qualificação, tendo em vista a Defesa ao final do segundo ano de curso. Essas disciplinas estão especificadas em link especial deste site.

O Colegiado compreende Professores Doutores e Livre-docentes da FFLCH, de Programas do DLCV, voltados ao ensino da língua e literaturas de expressão portuguesa, e da Faculdade de Educação (FEUSP).