Leitura do Texto Literário

Disciplina FLC6197 
Leitura do Texto Literário

Área de Concentração: 8162

Criação: 19/05/2015

Ativação: 19/05/2015

Nr. de Créditos: 3

Carga Horária:

Teórica

(por semana)

Prática

(por semana)

Estudos

(por semana)

Duração Total
1 1 1 15 semanas 45 horas

Docentes Responsáveis:

Neide Luzia de Rezende

Vima Lia de Rossi Martin

Objetivos:

Espera-se que os estudantes possam: a) Compreender a concepção de literatura e seu ensino; o ensino da literatura como experimentação: entre a leitura e a crítica; os processos de hibridização dos gêneros; o livro e o leitor: prazer e conhecimento; b) Analisar as práticas pedagógicas direcionadas à formação do leitor do texto literário. Proposições metodológicas para elaboração de material didático.

Justificativa:

A disciplina Leitura do texto literário pertence às Disciplinas obrigatórias e tem como finalidade o ensino de um panorama crítico da Literatura; das práticas de letramento literário e multimodalidade; e da produção de material didático inovador.

Conteúdo:

Concepção de literatura e seu ensino. O ensino da literatura como experimentação: entre a leitura e a crítica. Processos de hibridização dos gêneros. O livro e o leitor: prazer e conhecimento. Práticas pedagógicas direcionadas à formação do leitor do texto literário. Proposições metodológicas para elaboração de material didático.

Forma de Avaliação:

Apresentação de seminário. Apresentação de monografia final.

Observação:

 

Bibliografia:

ABREU, Márcia. Leitura, história e história da leitura. Campinas: Mercado de Letras, 2002. 
ANTUNES, Benedito; CECCANTINI, João Luís C. T. Os clássicos: entre a sacralização e a banalização. In: PEREIRA, Rony Farto e BENITES, Sonia A. Lopes. À roda de leitura: língua e literatura. Jornal Proleitura. São Paulo: Cultura Acadêmica. Assis: ANEP, 2004. 
BARBOSA, J. A. A Biblioteca Imaginária. São Paulo: Ateliê, 1996. 
BLOOM, H. Como e por que ler. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. 
BORGES, Jorge Luis. Cinco visões pessoais. Brasília: UNB, 1996. 
COLOMER, T. A formação do leitor literário: narrativa infantil e juvenil atual. São Paulo; Global, 2003. 
CANDIDO, Antônio. O Direito à Literatura. In: Vários Escritos. Rio de Janeiro/São Paulo: Ouro sobre Azul/Duas Cidades, 2004, p.169-191. 
COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Belo Horizonte: UFMG, 2009. 
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006. 
ISER, W. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. São Paulo: Editora 34, 1996. 
LAJOLO, Mariza. Literatura: leitores e leitura. São Paulo: Moderna, 2001. 
LIMA, Luiz Costa (Org.). A literatura e o leitor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. 
LOPES, Silvina Rodrigues. Literatura, defesa do atrito. Lisboa: Vendaval, 2003. 
MAGALHÃES, Hilda G. D.; BARBOSA, Eliziane de P. S. Letramento literário na alfabetização. In: SILVA, Wagner R.; MELO, L. C. (Org.) Pesquisa & ensino de língua materna: diálogos entre formador e professor. São Paulo: Mercado de Letras, 2009. 
MARINHO, Marildes; CARVALHO, Gilcinei Teodoro (Org.). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. 
MELO, Lívia Chaves de; MAGALHÃES, H. G. D. A literatura em sala de aula: investigando materiais de apoio didático. In: SILVA, Wagner R.; MELO, L. C. (Org.) Pesquisa & ensino de língua materna: diálogos entre formador e professor. São Paulo: Mercado de Letras, 2009. 
PAIVA, Aparecida et. al. (Org.). Literatura e letramento: espaços, suportes e interfaces – o jogo do livro. Belo Horizonte: Autêntica/CEALE/FAE/UFMG, 2007. 
RAMOS, Dernival Venâncio; ANDRADE, Karylleila S.; PINHO, Maria José de. (Org.). Ensino de língua e literatura: reflexões e perspectivas interdisciplinares. 1a. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2011, v. , p. 81-92. 
ZILBERMAN, Regina. Estética da recepção e história da literatura. São Paulo: Ática, 1989.