Aspectos Sociocognitivos e Metacognitivos da Leitura e da Escrita
Área de Concentração: 8162
Criação: 19/05/2016
Ativação: 19/05/2016
Nr. de Créditos: 3
Carga Horária:
Teórica (por semana) |
Prática (por semana) |
Estudos (por semana) |
Duração | Total |
---|---|---|---|---|
1 | 1 | 1 | 15 semanas | 45 horas |
Docentes Responsáveis:
Zilda Gaspar Oliveira de Aquino
Emerson da Cruz Inacio
Objetivos:
Espera-se que os estudantes possam: a) Estudar os processos sociocognitivos relacionados à aquisição da linguagem e ao aprendizado e desenvolvimento da leitura e da escrita; b) Refletir sobre a articulação entre as abordagens cognitivas da leitura e da escrita e as pesquisas sobre letramento. Elaboração de didáticas para o ensino de Língua Portuguesa com base na construção sociocognitiva do significado relacionada ao trato com textos orais e escritos.
Justificativa:
Esta disciplina tem como finalidade analisar a articulação entre as abordagens cognitivas da leitura e da escrita e as pesquisas sobre letramento e permitir ao aluno elaborar material didático para o ensino de Língua Portuguesa com base na construção sociocognitiva do significado relacionada ao trato com textos orais e escritos.
Conteúdo:
Estudo de processos sociocognitivos relacionados à aquisição da linguagem e ao aprendizado e desenvolvimento da leitura e da escrita. Reflexão sobre a articulação entre as abordagens cognitivas da leitura e da escrita e as pesquisas sobre letramento. Elaboração de didáticas para o ensino de Língua Portuguesa com base na construção sociocognitiva do significado relacionada ao trato com textos orais e escritos.
Forma de Avaliação:
Apresentação de seminário. Apresentação de monografia final.
Observação:
Bibliografia:
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