Aspectos Sociocognitivos e Metacognitivos da Leitura e da Escrita

Disciplina FLC6196 
Aspectos Sociocognitivos e Metacognitivos da Leitura e da Escrita

Área de Concentração: 8162

Criação: 19/05/2016

Ativação: 19/05/2016

Nr. de Créditos: 3

Carga Horária:

Teórica

(por semana)

Prática

(por semana)

Estudos

(por semana)

Duração Total
1 1 1 15 semanas 45 horas

Docentes Responsáveis:

Zilda Gaspar Oliveira de Aquino

Emerson da Cruz Inacio

Objetivos:

Espera-se que os estudantes possam:  a) Estudar os processos sociocognitivos relacionados à aquisição da linguagem e ao aprendizado e desenvolvimento da leitura e da escrita;  b) Refletir sobre a articulação entre as abordagens cognitivas da leitura e da escrita e as pesquisas sobre letramento. Elaboração de didáticas para o ensino de Língua Portuguesa com base na construção sociocognitiva do significado relacionada ao trato com textos orais e escritos.

Justificativa:

Esta disciplina tem como finalidade analisar a articulação entre as abordagens cognitivas da leitura e da escrita e as pesquisas sobre letramento e permitir ao aluno elaborar material didático para o ensino de Língua Portuguesa com base na construção sociocognitiva do significado relacionada ao trato com textos orais e escritos.

Conteúdo:

Estudo de processos sociocognitivos relacionados à aquisição da linguagem e ao aprendizado e desenvolvimento da leitura e da escrita. Reflexão sobre a articulação entre as abordagens cognitivas da leitura e da escrita e as pesquisas sobre letramento. Elaboração de didáticas para o ensino de Língua Portuguesa com base na construção sociocognitiva do significado relacionada ao trato com textos orais e escritos.

Forma de Avaliação:

Apresentação de seminário. Apresentação de monografia final.

Observação:

 

Bibliografia:

BOTELHO, P. F. Textos factuais e problematizantes em livros didáticos de História: leitura e metacognição. Dissertação de Mestrado em Língua portuguesa. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 125 p., 2010. 
CHARTIER, A-M. Práticas de leitura e escrita. Belo Horizonte: CEALE; Autêntica, 2007. 
DEHAENE, S. Os neurônios da leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Tradução Leonor Scliar-Cabral. São Paulo: Editora Penso, 2012. 
DELL’ISOLA, R. L. P. Leitura: inferências e contexto sociocultural. Belo Horizonte: Formato, 230 p., 2001. 
FERRARI, L. Introdução à linguística cognitiva. São Paulo: Contexto, 2011. 
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1987. 
FULGÊNCIO, L.; Liberato, Y. Como facilitar a leitura. São Paulo: Contexto, 99 p., 1992. ______. Uma visão sócio-cognitiva da avaliação em textos escolares. Educação e Sociedade. Campinas, v. 27, n. 97, p.1181-1203, 2006. 
______.. Integração conceptual, formação de conceitos e aprendizado. Revista Brasileira de Educação, v. 16 n. 44, p. 247-263, 2010. Gerhardt, A. F. L. M.; Albuquerque, C.; Silva, I. A cognição situada e o conhecimento prévio em leitura e ensino. Ciências & Cognição, 14 (2), pp. 74-91, 2009. 
KATO, M. O aprendizado da leitura. São Paulo: Martins Fontes, 121p., 1983. 
KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas: Pontes, 1992. 
______. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas; Pontes, 1995. 
______. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, S.P.: Mercado de Letras, 1995. 
LEFFA, V. J. Aspectos da leitura: uma perspectiva psicolinguística. Porto Alegre: Sagra-Luzzatto, 1996. 
MAIA, Heber (Org.). Neuroeducação: a relação entre saúde e educação. Rio de janeiro: WAK Editora, Coleção Neuroeducação- vol 1, 2011. 
MAIA, Heber (Org.). Neurociências e desenvolvimento cognitivo. Rio de Janeiro: WAK Editora, Coleção Neuroeducação – vol 2, 2011. 
MENEGASSI, R. J. Compreensão e interpretação no processo de leitura: noções básicas ao professor. Revista UNIMAR, 17, 1, p. 85-94, 1995. 
SCLIAR-CABRAL, Leonor. Introdução à Psociolinguística. São Paulo: Ática, 1991. 
TOMASELLO, M. As origens culturais da aquisição do conhecimento humano. São Paulo: