Elaboração de Projetos e Tecnologia Educacional

Disciplina FLC6192 
Elaboração de Projetos e Tecnologia Educacional

Área de Concentração: 8162

Criação: 17/11/2015

Ativação: 17/11/2015

Nr. de Créditos: 2

Carga Horária:

Teórica

(por semana)

Prática

(por semana)

Estudos

(por semana)

Duração Total
1 0 1 15 semanas 30 horas

Docentes Responsáveis:

Maria Helena da Nóbrega

Zilda Gaspar Oliveira de Aquino

Objetivos:

Espera-se que os estudantes possam: a) Elaborar projetos educacionais, fundamentados na apropriação das TICs; b) Desenvolver as competências específicas em postagem, representação e recuperação de informação na WEB em plataforma da UAB, MOODLE e outras.

Justificativa:

A disciplina Elaboração de Projetos e Tecnologia Educacional pertence à Fundamentação e tem como finalidade garantir a formação básica para todos os alunos envolvidos, bem como instrumentalizá-los para o uso das ferramentas em atividades não presenciais e para a elaboração de projetos educacionais, auxiliando no aprendizado de TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação).

Conteúdo:

Letramento científico do docente e elaboração de projetos educacionais. Fundamentos para apropriação das TICs. Embasamento para o desenvolvimento de competências específicas em postagem, representação e recuperação de informação na WEB em plataforma da UAB, MOODLE e outras.

Forma de Avaliação:

Apresentação de seminário. Apresentação de monografia final.

Observação:

 

Bibliografia:

ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. A Indústria Cultural: o esclarecimento como mistificação das massas. Dialética do Esclarecimento - fragmentos filosóficos. Tradução: Guido Antônio de Almeida. Rio: Zahar, 1985. 
ALVES, Lynn; BARROS, Daniela; OKADA, Alexandra. Moodle: estratégias pedagógicas e estudos de caso. Salvador: EDUNEB, 2009. 
http://www.lynn.pro.br/livro.php?livro_id=9 
BIO, S. R. Sistemas de informação: um enfoque gerencial. São Paulo: Atlas, 1985. 
FAUSTO NETO, Antonio. Midiatização: prática social, prática de sentido. Paper, Bogotá: Seminário Mediatização, 2006. 
JORDÃO, Clarissa Menezes. As lentes do discurso: Letramento e criticidade no mundo digital. Trabalhos em Linguística Aplicada, 46(1): 19-29, Jan./Jun. 2007. 
MARCUSCHI, Luiz Antônio. O hipertexto como um novo espaço de escrita em sala de aula. Linguagem & Ensino, 4 (1), p. 79-111, 2001. 
MATOS, Denilson P. de. Letramento: reflexões e possibilidades. In: Pesquisa em discurso pedagógico. Rio de Janeiro: PUC-RJ, 2010. 
NAKAMURA, Rodolfo. Moodle: como criar um curso usando a plataforma de Ensino à Distância. São Paulo: Farol do Forte, 2009. 
http://www.faroldigital.com.br/loja/product.php?id_product=67 
PALLOFF, R; PRATT, K. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço. Porto Alegre: Artmed, 2002. 
________. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. Porto Alegre: Artmed, 2004. 
SALMON, G. E-Moderating: The key to teaching and Learnig Online. London: Kogan Page, 2000. 
SIEMENS, G. New structures and spaces of learning: The systemic impact of connective knowledge, connectivism and networked learning. Out, 2008. Disponível em: http://elearnspace.org/Articles/systemic_impact.htm>. Acesso em: 06/04/2011. 
SILVA, R. S. de. Moodle para autores e tutores. São Paulo: Novatec, 2010. 
SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. Exclusão digital: a miséria na era da informação. Fundação Perseu Abramo, São Paulo, 2003. 
TORI, R. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Senac, 2010. 
XAVIER, A. C. A era do hipertexto: linguagem & tecnologia. Recife: Editora Universitária UFPE, 2009.